Exame Logo

Lula tem 60%; Serra 31%, diz Ibope

O candidato do PT à Presidência, Luiz Inácio Lula da Silva, tem 29 pontos de vantagem sobre José Serra, do PSDB, de acordo com a primeira pesquisa Ibope após o primeiro turno de 6 de outubro. Lula aparece com 60% das intenções de voto contra 31% de José Serra. Votos brancos e nulos somam 4%. […]

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 11h14.

O candidato do PT à Presidência, Luiz Inácio Lula da Silva, tem 29 pontos de vantagem sobre José Serra, do PSDB, de acordo com a primeira pesquisa Ibope após o primeiro turno de 6 de outubro. Lula aparece com 60% das intenções de voto contra 31% de José Serra. Votos brancos e nulos somam 4%. Entre os votos válidos, Lula tem 66% e Serra, 34%.

A maior diferença entre os dois candidatos ocorre nas regiões Nordeste e Sudeste, onde Lula tem 34 pontos de vantagem sobre Serra. No Nordeste, o petista venceria a eleição com 64% dos votos contra 30% do tucano; no Sudeste, vitória do PT por 61% a 27%.

Veja também

A menor diferença, de 16 pontos, registra-se na região Sul do país: Lula aparece com 54% das intenções de voto enquanto Serra tem 38%, o melhor desempenho tucano.

Os números do Ibope são muito próximos aos divulgados até agora pelo Datafolha e Vox Populi. O Datafolha mostra Lula com 58% das intenções de voto contra os 32% de Serra. Já a primeira pesquisa do Vox Populi sobre o segundo turno da eleição presidencial apontou 30 pontos de diferença entre os dois candidatos, com 60% para Lula e 30% para Serra.

A pesquisa Ibope, divulgada na noite desta terça-feira pela Rede Globo, ouviu 3 mil pessoas entre sábado, dia 12, e segunda-feira, 14. A margem de erro é de 1,8 ponto percentual para mais ou para menos.

São Paulo

O Ibope também divulgou pesquisa sobre a disputa pelo governo de São Paulo. O atual governador, Geraldo Alckmin, que concorre à reeleição, tem 50% do total de votos, enquanto o petista José Genoino soma 41%.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Economia

Mais na Exame