Economia

Lula se reúne com Hugo Motta no Alvorada para discutir MP que aumenta isenção nas contas de luz

Medida provisória, que chegou a ser incluída na pauta da semana passada, perde validade na quarta-feira

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 15 de setembro de 2025 às 16h53.

Tudo sobreGoverno Lula
Saiba mais

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu nesta segunda-feira o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), para um almoço no Palácio da Alvorada.

No encontro, Lula reforçou sua posição para que a Câmara não vote projeto que anistia os envolvidos nos atos do 8 de janeiro. O presidente reforçou que o governo é contrário ao projeto que pode beneficiar o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Durante a conversa, acompanhada pela ministra Gleisi Hoffmann, Lula também tratou da pauta do governo no Congresso, com prioridade para projeto que isenta de pagar Imposto de Renda quem ganha até R$ 5 mil.

A reunião ocorre às vésperas do prazo final para a votação da medida provisória (MP) que amplia isenção nas contas de luz e é uma aposta do governo para as eleições do ano que vem.

Na semana passada, a proposta chegou a ser incluída na pauta da Casa, mas foi retirada em meio a tensões pelo julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro. Segundo interlocutores de Motta, o texto pode ser aprovado amanhã e seguir para análise no Senado.

Caso a medida perca a validade, as regras voltam às anteriores.

O encontro entre Lula e Motta reforça a tentativa de garantir a votação antes do prazo. Como presidente da Câmara, Motta define a pauta do plenário e pode acelerar ou retardar a análise da MP. Pela manhã desta terça-feira, ele se reunirá com líderes para definir a agenda da semana.

O presidente também discutiu a ampliação da isenção do imposto de renda para quem ganha até R$ 5 mil. A pauta não deve ir ao plenário nesta semana, mas Motta vem sendo pressionado a aprová-la antes do fim do mês.

Acompanhe tudo sobre:Imposto de Renda 2025Luiz Inácio Lula da SilvaGoverno LulaHugo Motta

Mais de Economia

Boletim Focus: mercado aumenta projeção do PIB em 2025, 2026 e 2027

Por que as fusões entre empresas são difíceis no setor aéreo? CEO responde

Petrobras inicia entregas de SAF com produção inédita no Brasil

Qual poltrona do avião dá mais lucro para a companhia aérea?