Economia

Lula propõe projeto de lei para autorizar BNDES a constituir subsidiárias e controladas

A mensagem de envio da proposta está publicada em edição extra do Diário Oficial da União

Lula: BNDES vai voltar a financiar as relações comerciais do Brasil e vai voltar a financiar projetos de engenharia para ajudar empresas brasileiras no exterior (Miguel Ângelo/CNI/Flickr/Divulgação)

Lula: BNDES vai voltar a financiar as relações comerciais do Brasil e vai voltar a financiar projetos de engenharia para ajudar empresas brasileiras no exterior (Miguel Ângelo/CNI/Flickr/Divulgação)

Estadão Conteúdo
Estadão Conteúdo

Agência de notícias

Publicado em 27 de novembro de 2023 às 10h23.

O governo federal encaminhou ao Congresso Nacional texto de projeto de lei que "autoriza o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social [BNDES] a constituir subsidiárias integrais ou controladas, e altera a Lei nº 10.184, de 12 de fevereiro de 2001, que dispõe sobre a concessão de financiamento vinculado à exportação de bens ou serviços nacionais".

A mensagem de envio da proposta está publicada em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) da sexta-feira, 24, mas não traz detalhes das mudanças.

O presidente Lula, no entanto, já manifestou desde o início de seu terceiro mandato a intenção de reverter proibições que haviam sido impostas ao banco de fomento público.

Durante visita a Argentina no primeiro mês de seu governo atual, Lula afirmara a empresários em Buenos Aires que o BNDES iria voltar a financiar projetos para ajudar empresas brasileiras no exterior e "países vizinhos a crescer".

"O BNDES vai voltar a financiar as relações comerciais do Brasil e vai voltar a financiar projetos de engenharia para ajudar empresas brasileiras no exterior. E para ajudar que países vizinhos possam crescer e até vender o resultado desse enriquecimento para países como Brasil", disse Lula em janeiro. "O Brasil parou de compartilhar a possibilidade de crescimento com outros países", acrescentou.

Acompanhe tudo sobre:BNDESLuiz Inácio Lula da Silva

Mais de Economia

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega

Reforma tributária beneficia indústria, mas exceções e Custo Brasil limitam impacto, avalia o setor