Economia

Lula diz que fará qualquer coisa para conter inflação

Brasília - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quarta-feira que vai atuar para não deixar os níveis de inflação subirem. "Farei qualquer coisa para não deixar a inflação voltar", disse Lula em discurso em Natal (RN), ao inaugurou instalações de Unidade de Pronto Atendimento (UPA). O presidente alertou ainda que o processo eleitoral […]

Lula, em evento realizado em Natal, capital do Rio Grande do Norte.  (.)

Lula, em evento realizado em Natal, capital do Rio Grande do Norte. (.)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de junho de 2010 às 14h52.

Brasília - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quarta-feira que vai atuar para não deixar os níveis de inflação subirem. "Farei qualquer coisa para não deixar a inflação voltar", disse Lula em discurso em Natal (RN), ao inaugurou instalações de Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

O presidente alertou ainda que o processo eleitoral não deve corromper o progresso econômico do país. Ele justificou que eventual volta da inflação prejudicaria principalmente "o bolso do pequeno"."Não permitam, porque, da minha parte, nós vamos manter a estabilidade econômica. Da minha parte, eu vou controlar a inflação", completou o presidente.

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decide ainda nesta quarta-feira sobre o patamar do juro básico do país e a perspectiva no mercado é de novo aumento da taxa. Ao comentar o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) no primeiro trimestre, divulgado na terça-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Lula disse que é necessário agir com humildade.

"A gente não pode sair por aí batendo bumbo não. A gente tem que continuar trabalhando com seriedade. Se alguém pensa que, por conta das eleições, eu vou rasgar nota de 5 reais, pode tirar o cavalo da chuva, porque eu sei o que eu passei para chegar até aqui", disse o presidente. A economia brasileira cresceu 9 por cento no primeiro trimestre em relação a mesmo período do ano passado.

Leia outras notícias relacionadas à inflação

Acompanhe tudo sobre:América LatinaDados de BrasilInflaçãoLuiz Inácio Lula da SilvaPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos Trabalhadores

Mais de Economia

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega

Reforma tributária beneficia indústria, mas exceções e Custo Brasil limitam impacto, avalia o setor