EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h42.
Brasília - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu hoje (8) seriedade aos parlamentares no debate sobre o reajuste dos aposentados que ganham mais do que um salário mínimo. Segundo ele, um reajuste maior do que o acordado anteriormente seria pago se os deputados e senadores apontassem de onde sairiam os recurso para bancar o gasto. O governo enviou ao Congresso Nacional proposta de reajuste de 6,14% e tem sido pressionado a conceder um índice maior, de 7,7%.
O Congresso Nacional não é obrigado a acatar aquilo que o governo manda. Eles [parlamentares] têm liberdade de propor mudanças. Agora, é importante que cada deputado, ao votar, diga de onde vamos tirar o dinheiro que eles querem que a gente tire, porque, se tiver dinheiro, não tem nenhum deputado, nenhum senador que goste mais de aposentado do que eu, disse Lula.
Ele disse que gostaria que fosse cumprido o acordo entre o governo e as centrais sindicais encaminhado ao Congresso, prevendo 6,14% de reajuste ou algo próximo daquilo que for possível pagar.