Economia

Lucro da Caterpillar supera expectativa, vê 2010 fraco

CHICAGO, Estados Unidos, 27 de janeiro (Reuters) - A Caterpillar, maior fabricante de equipamentos para construção e mineração do mundo, divulgou nesta quarta-feira lucro mais forte que o esperado para o trimestre passado. A companhia também informou que está vendo sinais encorajadores de que as economias ao redor do mundo estão se recuperando. Mas a […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de janeiro de 2010 às 15h13.

CHICAGO, Estados Unidos, 27 de janeiro (Reuters) - A Caterpillar, maior fabricante de equipamentos para construção e mineração do mundo, divulgou nesta quarta-feira lucro mais forte que o esperado para o trimestre passado. A companhia também informou que está vendo sinais encorajadores de que as economias ao redor do mundo estão se recuperando.

A Caterpillar informou que espera lucro em 2010 de 2,5 dólares por ação sobre vendas de 35,6 bilhões a 40,5 bilhões de dólares. Analistas, em média, previam 2,71 dólares por ação, segundo a Thomson Reuters I/B/E/S.

"Eles estão entregando um cenário um pouco mais cauteloso do que alguns dos analistas mais otimistas estavam esperando", afirmou Eli Lustgarten, analista da Longbow Securities.

A Caterpillar informou que espera que a economia mundial cresça mais de 3 por cento em 2010, liderada pelas economias em desenvolvimento como a China, que deve crescer mais de 10 por cento.

A empresa alertou que os Estados Unidos, maior economia do mundo, vão crescer 3,5 por cento, bem abaixo do nível de recuperações passadas.

A companhia divulgou lucro líquido no quarto trimestre de 232 milhões de dólares, ou 0,36 dólar por ação, ante 661 milhões de dólares um ano antes, ou 1,08 dólar por ação. As vendas caíram 39 por cento, para 7,9 bilhões de dólares.

Retirando custos associados à reestruturação da empresa, que envolveram eliminação de 25 mil empregos no mundo, a Caterpillar teve lucro de 0,41 dólar por ação.

Sobre essa base, analistas, em média, esperavam que a companhia tivesse lucro de 0,28 dólar por ação, sobre vendas de 8,11 bilhões de dólares, segundo a Thomson Reuters I/B/E/S.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Focus: Em semana de Copom, mercado sobe projeções do IPCA para 2024 e 2025

Plano Real, 30 anos: Como foram os primeiros anos da moeda? Veja 4º episódio da série da EXAME

G20 se compromete a 'cooperar' para taxar grandes fortunas

Olimpíada de 2024 pode movimentar até 11 bilhões de euros, diz estudo

Mais na Exame