Economia

Lira inicia sessão para votar reforma tributária; leia a última versão do relatório

Presidente da Câmara afirmou que pretende votar os dois turnos da Proposta de Emenda à Constituição nesta quinta-feira

 (Pablo Valadares/Agência Câmara)

(Pablo Valadares/Agência Câmara)

Antonio Temóteo
Antonio Temóteo

Repórter especial de Macroeconomia

Publicado em 6 de julho de 2023 às 19h24.

Última atualização em 6 de julho de 2023 às 20h06.

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), iniciou na noite desta quinta-feira, 6, a sessão para a votação da reforma tributária. O relator da proposta, deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), fará a leitura de relatório final, que será votado pelos parlamentares. Lira afirmou mais cedo que quer votar os dois turno da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) ainda nesta noite.

Leia a íntegra do relatório

Aguinaldo alterou as regras de composição e de deliberação do Conselho Federativo do imposto sobre bens e serviços. Os estados e o Distrito Federal terão 27 membros, um para cada ente federado, enquanto os municípios e o Distrito Federal serão representados por 27 membros, 14 eleitos com base nos votos igualitários desses entes e 13 com base nos votos ponderados pelas respectivas populações.

As deliberações serão aprovadas se obtiverem os votos da maioria absoluta de seus representantes, e de representantes que correspondam a mais de 60% da população do país. E em relação ao conjunto dos municípios e do Distrito Federal, da maioria absoluta de seus representantes.

Aguinaldo também definiu que a alíquota para os produtos agropecuários e da cesta básica será de 40% do total da alíquota padrão, que é estimada em 25%. Com isso, esses setores pagarão uma alíquota de 10%. Antes, o relatório já previa redução de 50% em relação à alíquota geral.

O relator também criou uma tributação especial para serviços ligados a cadeia de turismo, mas sem detalhamento de como deve funcionar a alíquota."Regimes específicos de tributação para: serviços de hotelaria, parques de diversão e parques temáticos, restaurantes e aviação regional, podendo prever hipóteses de alterações nas alíquotas e nas regras de crédito, admitida a não aplicação do disposto", informa o relatório.

Reforma tributária: acompanhe ao vivo

yt thumbnail
Acompanhe tudo sobre:Reforma tributáriaCâmara dos Deputados

Mais de Economia

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega

Reforma tributária beneficia indústria, mas exceções e Custo Brasil limitam impacto, avalia o setor