Economia

Líderes do G20 começam a chegar na Austrália para cúpula

Vários líderes dos países do G20 e de organizações internacionais começam a chegar à cidade australiana de Brisbane

Policiais fazem patrulha em Brisbane, Austrália, por ocasião da cúpula do G20 (Jason Reed/Reuters)

Policiais fazem patrulha em Brisbane, Austrália, por ocasião da cúpula do G20 (Jason Reed/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de novembro de 2014 às 13h05.

Brisbane - Vários líderes dos países do G20 e de organizações internacionais começam a chegar nesta quinta-feira à cidade de Brisbane, na Austrália, para a cúpula internacional que acontecerá no fim de semana.

Pela manhã, estão previstas as chegadas de Christine Lagarde, diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), e de alguns chefes das delegações do G20, entre elas a do Brasil, liderada pela presidente Dilma Rousseff, segundo a agência local "AAP".

Também está prevista a chegada da delegação argentina, liderada pelo ministro da Economia, Axel Kicillof, já que Cristina Kirchner não viajou para a Austrália por conta de um problema de saúde, além das de Arábia Saudita e Turquia.

A maior parte dos líderes, entre eles o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, chegará no sábado, o mesmo dia em que começa a cúpula de dois dias.

O primeiro a chegar ao G20 foi o presidente sul-africano, Jacob Zuma, que aterrissou ontem em Brisbane, cidade na qual foram estabelecidas fortes medidas de segurança, com mais de 6 mil policiais de Austrália e Nova Zelândia.

A imprensa australiana informou nesta semana sobre a presença de navios russos ao norte da Austrália, o que foi confirmado ontem pelo Ministério da Defesa em comunicado, no qual garantiu que está "monitorando" o movimento dessas embarcações.

Também esclareceu que a presença dos barcos russos é "completamente consistente com o direito internacional das embarcações militares de exercer seu direito de navegar em águas internacionais".

Os membros do G20 são a União Europeia, o G7 (Estados Unidos, Canadá, Japão, Alemanha, Reino Unido, Itália e França), Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, China, Coreia do Sul, Índia, Indonésia, México, Rússia, África do Sul e Turquia.

Acompanhe tudo sobre:AustráliaDilma RousseffFMIG20Países ricosPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos Trabalhadores

Mais de Economia

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega

Reforma tributária beneficia indústria, mas exceções e Custo Brasil limitam impacto, avalia o setor