Economia

Líder do PT quer "democratizar" recursos da mineração

A proposta do novo marco regulatório da mineração diz que 65% dos recursos serão destinados aos municípios produtores de minérios, 23% aos Estados e 12% à União


	José Guimarães: deputado, no entanto, fez questão de elogiar a iniciativa do governo de encaminhar o marco da mineração ao Congresso por meio de projeto de lei, com urgência constitucional
 (Pedro França/Agência Câmara)

José Guimarães: deputado, no entanto, fez questão de elogiar a iniciativa do governo de encaminhar o marco da mineração ao Congresso por meio de projeto de lei, com urgência constitucional (Pedro França/Agência Câmara)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de junho de 2013 às 15h29.

Brasília - O líder do PT na Câmara, deputado José Guimarães (CE), defendeu em entrevista ao jornal O Estado de S.Paulo a democratização na distribuição de recursos da mineração, como existe no caso dos royalties de petróleo.

A proposta do novo marco regulatório da mineração, encaminhada nesta terça-feira, 18, ao Congresso pela presidente Dilma Rousseff, diz que 65% dos recursos serão destinados aos municípios produtores de minérios, 23% aos Estados e 12% à União.

"Os recursos estão muito concentrados, pelo que li, nos municípios que exploram. E os municípios pobres que não têm minérios, que representam a maioria, vão ficar prejudicados?", questionou José Guimarães, ao falar logo depois da cerimônia de lançamento da proposta no Palácio do Planalto.

O deputado, no entanto, fez questão de elogiar a iniciativa do governo de encaminhar o marco da mineração ao Congresso por meio de projeto de lei, com urgência constitucional.

Guimarães disse ainda que vai conversar com outras lideranças no Congresso e no governo sobre a concentração de recursos para os municípios produtores.

"Vou ver como, mas minha ideia é apresentar alguma proposta de democratizar a distribuição de recursos. Tem de fazer como se fez na questão do petróleo. Afinal, a lavra é um bem nacional e todos têm direito aos benefícios provenientes dela", declarou o líder petista.

Acompanhe tudo sobre:CongressoIndústriaLegislaçãoMineração

Mais de Economia

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega

Reforma tributária beneficia indústria, mas exceções e Custo Brasil limitam impacto, avalia o setor