Economia

Levy só pode assumir no Banco Mundial a partir de junho

Ele precisa aguardar uma "quarentena" de seis meses, antes de assumir o novo posto em Washington


	Joaquim Levy: o ex-minsitro da Fazenda precisa aguardar uma "quarentena" de seis meses, antes de assumir o novo posto em Washington
 (REUTERS/Guadalupe Pardo)

Joaquim Levy: o ex-minsitro da Fazenda precisa aguardar uma "quarentena" de seis meses, antes de assumir o novo posto em Washington (REUTERS/Guadalupe Pardo)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de janeiro de 2016 às 09h15.

Brasília - O ex-ministro da Fazenda, Joaquim Levy, só pode assumir o cargo de diretor financeiro do Banco Mundial, a partir do final de junho, seis meses após deixar o comando da economia do país.

A decisão foi tomada nesta quinta-feira, pela Comissão de Ética Pública da Presidência da República, que vai notificar o ex-ministro, informando que ele precisa aguardar uma "quarentena" de seis meses, antes de assumir o novo posto em Washington.

No dia 11 de janeiro, o Banco Mundial anunciou que Levy seria o seu novo diretor. A posse está prevista para 1º fevereiro.

De acordo com a resolução da comissão de ética, pelo fato de Levy ter ocupado o Ministério da Fazenda e ter informações privilegiadas sobre a economia do País, haverá conflito de interesse se ele assumir a direção no Banco Mundial antes de cumprir a quarentena.

Levy já havia sido questionado pela comissão sobre sua decisão, mas não atendeu aos pedidos de informações. A avaliação da comissão é que o ex-ministro deveria ter consultado a comissão antes de aceitar o convite do Banco Mundial

Acompanhe tudo sobre:Joaquim LevyMinistério da FazendaBanco Mundial

Mais de Economia

Produção industrial tem primeira queda de 2026 em maio

FMI deve revisar para cima previsão de crescimento do Brasil em 2026, diz Dario Durigan

Governo começará a retirar subsídio à gasolina na próxima semana, reforça ministro da Fazenda

Payroll: EUA cria 57 mil vagas de emprego em junho, abaixo do esperado