Economia

Lagarde pede que membros do FMI apressem reformas

Os Estados-membros do FMI acordaram em dezembro de 2010 um conjunto de reformas das cotas e do sistema representativo do organismo internacional

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de março de 2012 às 16h55.

Washington - A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, pediu aos estados-membros da entidade para que atuem com urgência para reformar as cotas de representação dos países e dobrar os fundos do organismo.

Os principais financiadores da entidade, Estados Unidos e Alemanha, ainda não aprovaram oficialmente a liberação dos fundos. Com isso, Lagarde e a junta diretiva do FMI advertiram sobre a proximidade da data limite, estabelecida em outubro de 2012.

"Peço aos países restantes que completem os passos legislativos necessários e outras medidas legais rapidamente para implementar este importante acordo no tempo estipulado", afirmou Lagarde em um comunicado.

Os Estados-membros do FMI acordaram em dezembro de 2010 um conjunto de reformas das cotas e do sistema representativo do organismo internacional.

A reforma, cuja entrada em vigor está prevista para janeiro de 2013, contempla dobrar as cotas dos membros, reestruturar as contribuições de cada estado às finanças do fundo e modificar a composição do conselho para refletir o peso dos países emergentes.

Acompanhe tudo sobre:FMIEconomistasChristine Lagardereformas

Mais de Economia

PIB dos EUA avança 0,7% em revisão do 4º tri, mas dá sinais de desaceleração

IPCA acelera novamente e fecha em 0,70% em fevereiro

CPI: inflação nos EUA avança 0,3% em fevereiro, como esperado

Petróleo em disparada: como ficam a inflação e os juros no Brasil?