Economia

Juros ao consumidor caem 2,4 pontos em junho

Taxas de cheque especial, crédito pessoal, financiamento de veículos e aquisição de bens caem mais 2,4 pontos em junho; queda de maio já havia sido de 3 pontos

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 11h14.

A tendência de redução nos juros das linhas de crédito ao consumidor, iniciada em maio, se confirmou em junho com uma nova diminuição das taxas médias anuais praticadas pelas instituições financeiras, afirma a consultoria financeira Partner.

A consultoria estimou, com base nos dados do Banco Central, que a taxa média anual das modalidades de crédito ao consumidor em junho foi de 81,3%, contra 83,7% de maio, o que significa uma queda de 2,4 pontos percentuais. Na comparação entre maio e abril já havia sido registrada uma redução de 3 pontos percentuais.

Para a consultoria, a redução das taxas é um reflexo da redução da Selic e da expectativa de uma redução ainda maior; reação à menor procura pelos crediários; e queda dos índices que medem a inflação.

Todas as linhas de crédito caíram, revela a Partner: cheque especial caiu de 178,3% em maio para 175,7% em junho, na taxa média do ano. No crédito pessoal, a taxa passou de 98% em maio para 96,5% em junho. A taxa no financiamento de veículos caiu de 47,4% para 45,1% e, no crédito para aquisição de bens, diminuiu de 77,1% para 75,6%.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Caged: Brasil criou 232 mil vagas de trabalho em agosto

Pacote de auxílio econômico para companhias aéreas será de R$ 6 bi

Governo autoriza uso de aposentadoria complementar como garantia de empréstimo habitacional

Desemprego no Brasil cai para 6,6% em agosto, menor taxa para o mês desde 2012