Economia

Jornal chinês alerta para inadimplência bancária

Segundo China Business News, empréstimos inadimplentes cresceram 60 bilhões de yuans nos dois primeiros meses deste ano


	Notas de yuan: parte do crescimento é explicado por custos de financiamento maiores desde a segunda metade do ano passado
 (Bloomberg/Bloomberg)

Notas de yuan: parte do crescimento é explicado por custos de financiamento maiores desde a segunda metade do ano passado (Bloomberg/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de abril de 2014 às 22h58.

Xangai - Os empréstimos inadimplentes no setor bancário cresceram 60 bilhões de yuans nos dois primeiros meses deste ano, ante um avanço de 100 bilhões de yuans em todo o ano passado, afirmou uma fonte de um grande banco estatal ao jornal China Business News.

A fonte explicou que parte desse crescimento em um espaço de tempo tão curto é explicado por custos de financiamento maiores desde a segunda metade do ano passado, quando o país enfrentou turbulências no mercado de crédito.

No entanto, em grande parte esse salto se deve ao grande volume de empréstimos concedidos a indústrias ineficientes e com excesso de oferta, que dependem da rolagem da dívida para pagar compromissos antigos, disse.

O ritmo de alta na inadimplência deve perder força na segunda metade deste ano por causa dos custos de financiamento mais baixos desde o início de 2014, completou.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaChinaDívidas pessoaisInadimplência

Mais de Economia

Salário mínimo 2025: por que o valor será menor com a mudança de regra

Salário mínimo de R$ 1.518 em 2025 depende de sanção de nova regra e de decreto de Lula

COP29 em Baku: Um mapa do caminho para o financiamento da transição energética global

Brasil abre 106.625 postos de trabalho em novembro, 12% a menos que ano passado