Economia

Japão e Argentina embargam carne de frango do RS

Restrições são motivadas pela descoberta de um foco da doença de Newcastle no estado

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h42.

Um foco da doença de Newcastle provocou a declaração de embargo da carne de frango produzida no Rio Grande do Sul por Japão e Argentina. De acordo com o ministro da Agricultura, Luís Carlos Guedes Pinto, a União Européia também se manifestou a respeito da descoberta do foco, garantindo, no entanto, que não suspenderá a compra de produtos avícolas do Brasil.

"Formalmente apenas dois países até o momento se manifestaram em relação à questão do Newcastle no Rio Grande do Sul", afirmou o ministro. A doença foi descoberta em maio no município Vale Real, a 89 quilômetros de Porto Alegre. A restrição imposta pelo governo japonês se resume à carne produzida dentro de um perímetro de 50 quilômetros ao redor do local onde foi encontrado o foco. Já a Argentina embargou todos os produtos avícolas que venham do Rio Grande do Sul, excluídos apenas os termoprocessados.

Para o ministro da Agricultura, o embargo não deve causar um grande abalo nas exportações. "Esses dois embargos são muito localizados, muito pontuais". Apesar disso, Guedes Pinto deve se encontrar na próxima semana com autoridades sanitárias do governo argentino para discutir a possibilidade de suspensão do embargo - ele garantiu que todas as ações para controle e erradicação do foco já foram tomadas.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

FGTS tem lucro de R$ 23,4 bi em 2023, maior valor da história

Haddad diz que ainda não apresentou proposta de bloqueio de gastos a Lula

FMI confirma sua previsão de crescimento mundial para 2024 a 3,2%

Novos dados aumentam confiança do Fed em desaceleração da inflação, diz Powell

Mais na Exame