Economia

Indústria paulista demite 57,5 mil no 1º semestre, diz Fiesp

Indústria paulista demitiu 57,5 mil pessoas no primeiro semestre, segundo a Fiesp


	Fiesp: expectativa da instituição é de que 165 mil vagas sejam cortadas neste ano
 (.)

Fiesp: expectativa da instituição é de que 165 mil vagas sejam cortadas neste ano (.)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de julho de 2016 às 12h04.

São Paulo - A indústria paulista demitiu 16,5 mil trabalhadores em junho. Com o fechamento destas vagas, o nível de emprego caiu 0,73% em junho em relação a maio, descontados os efeitos sazonais.

No ano, a diminuição dos postos de trabalho foi de 2,5%, com um total de 57,5 mil demissões. Na comparação com junho de 2015, houve recuo de 9,29%, a 57ª queda mensal consecutiva na comparação interanual.

Os números compõem o Indicador de Nível de Emprego da Indústria Paulista, divulgado nesta sexta-feira pelo Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos (Depecon), da Federação e do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp e Ciesp).

A expectativa do diretor do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos da Fiesp e do Ciesp (Depecon), Paulo Francini, aponta para o fechamento de 165 mil vagas neste ano.

Setores

Dos 22 setores pesquisado pelo Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos da Fiesp e do Ciesp (Depecon), de 20 registraram queda no índice de emprego em junho, um contratou e um manteve-se estável na comparação com maio.

O setor de informática foi o único a contratar, elevando em 2,16% o seu nível de emprego. O setor de Produtos Farmoquímicos Farmacêuticos se manteve estável (0,03%).

Os setores que se destacaram negativamente em relação ao nível de emprego foram Máquinas e Equipamentos (-3.112 postos); Confecção de Artigos do vestuário e Acessórios (-3.092 postos); e Couro e Calçados (-2.348 postos)

Das 36 diretorias regionais, 31 tiveram variação negativa no índice de emprego em junho, 3 ficaram estáveis, e 2 contrataram mais do que demitiram.

Acompanhe tudo sobre:EmpregosFiesp

Mais de Economia

BNDES firma acordo de R$ 1,2 bilhão com a Agência Francesa para projetos no Brasil

Se Trump deportar 7,5 milhões de pessoas, inflação explode nos EUA, diz Campos Neto

Câmara aprova projeto do governo que busca baratear custo de crédito