Alemanha: guerras comerciais também prejudicaram desempenho da economia do país (Sean Gallup/Getty Images)
Reuters
Publicado em 22 de março de 2019 às 09h51.
Berlim — A indústria da Alemanha contraiu mais em março, de acordo com a pesquisa Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês), ampliando os temores de que disputas comerciais não resolvidas estão exacerbando a desaceleração na maior economia da Europa.
Após nove anos seguidos de crescimento, a economia da Alemanha está enfrentando conflitos comerciais entre Estados Unidos e China e União Europeia, além do enfraquecimento da atividade econômica na zona do euro.
O PMI Composto preliminar do IHS Markit caiu para 51,5 em março, leitura mais baixa desde junho de 2013.
A queda foi provocada principalmente pela atividade mais fraca da indústria desde agosto de 2012. O PMI da indústria caiu a 44,7, permanecendo abaixo da marca de 50 que separa crescimento de contração pelo terceiro mês seguido.
A expansão de serviços desacelerou a 54,9, depois de se recuperar para 55,3 em fevereiro.
O economista do Markit Chris Williamson disse que as tendências divergentes levantam a questão sobre por quanto tempo os serviços podem continuar a fornecer força para a economia e ajudar a evitar uma recessão.
"Quando se olha para a tendência de emprego e novas encomendas, ela pressiona a perspectiva. Parece que eles vão enfraquecer mais a confiança empresarial e levar a mais retenção dos gastos por empresas e consumidores, levantando o risco de uma recessão", disse ele.