Economia

Indústria cortou 89 mil vagas em SP em julho

"Percebemos alguns setores como a indústria, sobretudo no caso de São Paulo, dispensando pessoas", ressaltou técnica da Coordenação de Trabalho e Rendimento


	Indústria: no Rio de Janeiro, o número de ocupados diminuiu 0,6%, 4 mil a menos
 (Bloomberg)

Indústria: no Rio de Janeiro, o número de ocupados diminuiu 0,6%, 4 mil a menos (Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de agosto de 2014 às 14h51.

Rio - A indústria da região metropolitana de São Paulo criou 41 mil postos de trabalho na passagem de junho para julho. O número de ocupados aumentou 2,4%, segundo os dados da Pesquisa Mensal de Emprego (PME) divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta quinta-feira, 21.

Em relação a julho de 2013, no entanto, o número de empregados no setor está 4,9% menor, com a dispensa de 89 mil trabalhadores.

"Percebemos alguns setores como a indústria, sobretudo no caso de São Paulo, dispensando pessoas. O processo de dispensa não está generalizado pelos setores de atividades econômicas, a gente percebe isso mais nitidamente na indústria. Não se percebe no comércio, nos serviços, na construção", ressaltou Adriana Beringuy, técnica da Coordenação de Trabalho e Rendimento do IBGE.

No Rio de Janeiro, o número de ocupados na indústria diminuiu tanto em relação a junho (-0,6%, 4 mil empregados a menos), quanto na comparação com julho do ano passado (-2,8%, redução de 19 mil vagas).

A queda também atingiu a região metropolitana de Belo Horizonte nas duas comparações: -0,4% em julho ante junho, devido ao corte de 2 mil vagas; e -8,1% ante julho de 2013, com 35 mil trabalhadores a menos.

O mesmo movimento se repetiu no Recife: -4,5% no número de ocupados em julho ante junho, com a dispensa de 8 mil funcionários; e -4,7% em relação a julho de 2013, também com 8 mil vagas a menos.

Acompanhe tudo sobre:DemissõesDesempregoEmpregosEstatísticasgestao-de-negociosIBGEMercado de trabalho

Mais de Economia

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega

Reforma tributária beneficia indústria, mas exceções e Custo Brasil limitam impacto, avalia o setor