Economia

Índice de Confiança da Indústria recua 0,7%, diz FGV

Com a queda da prévia de maio, o ICI ficou em 72,3 pontos, o menor nível da série mensal iniciada em outubro de 2005

A queda de confiança das indústrias, em maio, chega ao menor nível desde que a sondagem começou a ser feita em 2005 (Wilson Dias/Agência Brasil)

A queda de confiança das indústrias, em maio, chega ao menor nível desde que a sondagem começou a ser feita em 2005 (Wilson Dias/Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de maio de 2015 às 10h11.

Rio de Janeiro - O Índice de Confiança da Indústria (ICI) caiu 0,7% da série livre de influencia sazonal em relação à prévia de abril. Este foi o quarto resultado negativo consecutivo.

Os dados constam da prévia de maio da Sondagem da Indústria de Transformação divulgado hoje (21), pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre-FGV).

Os dados da FGV indicam que em abril o ICI já havia recuado 3,4% em relação ao resultado de março. Por sua vez,  em março o ICI tinha recuado 9,2% frente a fevereiro, depois de ter acusado ligeira recuperação de 1,9% no primeiro mês do ano, também na série livre de influências sazonais.

Com a queda da prévia de maio, o ICI ficou em 72,3 pontos, o menor nível da série mensal iniciada em outubro de 2005.

Segundo a FGV, a prévia do resultado de maio foi influenciado principalmente pela piora das avaliações sobre o momento presente, com o Índice da Situação Atual (ISA) recuando 1,1% em relação a abril e atingindo 75,3 pontos.

Já o Índice de Expectativas (IE) deve cair apenas 0,3%, se o resultado se confirmar nos números do fechamento do mês, atingindo o menor nível da série histórica (69,4 pontos).

Já o resultado preliminar do Nível de Utilização da Capacidade Instalada (Nuci) indica um recuo de 0,9 ponto percentual, entre abril e maio, ao passar de 79,9% para 79%, o menor nível desde maio de 2009 (78,9%).

Para a prévia de maio de 2015 a FGV consultou 783 empresas entre os dias 4 e 18 deste mês. O resultado final da pesquisa será divulgado na quarta-feira (27).

Acompanhe tudo sobre:EmpresasFGV - Fundação Getúlio VargasIndicadores econômicos

Mais de Economia

Governo sobe previsão de déficit de 2024 para R$ 28,8 bi, com gastos de INSS e BPC acima do previsto

Lula afirma ter interesse em conversar com China sobre projeto Novas Rotas da Seda

Lula diz que ainda vai decidir nome de sucessor de Campos Neto para o BC

Banco Central aprimora regras de segurança do Pix; veja o que muda

Mais na Exame