Economia

Inadimplência do consumidor cai, mas tendência é de alta

Inadimplência do consumidor brasileiro registrou uma queda de 1,1 por cento no acumulado do primeiro semestre do ano sobre igual período do ano passado

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de julho de 2014 às 10h09.

São Paulo - A inadimplência do consumidor brasileiro registrou uma queda de 1,1 por cento no acumulado do primeiro semestre do ano sobre igual período do ano passado, mostraram dados da Serasa Experian divulgados nesta segunda-feira.

Em junho, o índice viu queda de 1,4 por cento ante maio, quebrando uma sequência de três altas mensais. Na comparação com o mesmo mês do ano passado, porém, houve alta de 3 por cento.

"Apesar de o indicador ter acumulado queda no primeiro semestre, dificilmente essa tendência se manterá durante o restante do ano", disse a Serasa. Entre os fatores que deverão puxar o índice para cima estão inflação e juros elevados, além do enfraquecimento da economia e do mercado de trabalho, conforme demonstraram as últimas variações mensais do indicador, completou a Serasa, lembrando que o índice de inadimplência registrou sete altas mensais em nove meses.

No detalhamento por tipo de endividamento, as dívidas não bancárias (cartões de crédito, financeiras, lojas e prestadores de serviço), as dívidas junto aos bancos e os cheques sem fundo foram responsáveis pela queda do índice no semestre, recuando 2,3 por cento, 0,4 por cento e 10,1 por cento, respectivamente, ante igual período do ano passado.

Os títulos protestados, no entanto, subiram 16,7 por cento no mesmo período.

Acompanhe tudo sobre:Empresasempresas-de-tecnologiaConsumoSerasa ExperianExperianInadimplência

Mais de Economia

Brasil cria 112 mil empregos com carteira assinada em janeiro, 27% abaixo do mês anterior

PIB do Brasil em desaceleração? Entenda em 6 fatos

Onde fica o Brasil no ranking do PIB mundial em 2025

Brasil fica de fora das 10 maiores economias do mundo em 2025