Economia

IGP-M dobra em agosto e chega a 0,37%

Tanto os preços do varejo quanto do atacado levaram à aceleração do índice

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 11h15.

A inflação apurada pelo Índice Geral de Preços de Mercado (IGP-M) mais que dobrou em agosto em relação ao mês anterior. Segundo a Fundação Getúlio Vargas (FGV), o índice registrou alta de 0,37%, frente a uma variação de 0,18% em julho.

Tanto os preços coletados no atacado quanto no varejo mostraram mais força em agosto. O Índice de Preços por Atacado (IPA) chegou a 0,46%, uma taxa 0,25 ponto percentual superior à de julho. Entre as categorias avaliadas, a de matérias-primas brutas foi a que registrou maior inflação em agosto: 0,61%. Para os bens finais e bens intermediários, o índice foi de, respectivamente, 0,58% e 0,32%.

Já o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) passou de uma deflação de 0,08% para inflação de 0,13% no intervalo de um mês. "O grupo alimentação foi o principal fator explicativo da aceleração do índice", afirmou a FGV. A taxa dos alimentos passou de deflação de 0,48% em julho para inflação de 0,67% em agosto.

O Índice Nacional da Construção Civil (INCC), que também compõe a apuração do IGP-M, mostrou alta de 0,35%. Em relação a julho, quando a apuração foi de 0,57%, houve queda, favorecida por uma baixa nos valores encontrados nas categorias serviços e mão-de-obra.

A pesquisa da FGV foi realizada entre os dias 21 de julho e 20 de agosto.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Mercado de trabalho permanece aquecido e eleva desafios à frente

Caged: Brasil criou 232 mil vagas de trabalho em agosto

Pacote de auxílio econômico para companhias aéreas será de R$ 6 bi

Governo autoriza uso de aposentadoria complementar como garantia de empréstimo habitacional