Economia

IGP-M acumula queda de 1,83% em 12 meses

Índice registrou deflação (queda de preços) de 0,03% na primeira prévia de agosto

IGP-M: acumula deflações de 2,68% no ano e de 1,83% em 12 meses (Ricardo Moraes/Reuters)

IGP-M: acumula deflações de 2,68% no ano e de 1,83% em 12 meses (Ricardo Moraes/Reuters)

AB

Agência Brasil

Publicado em 10 de agosto de 2017 às 08h37.

O Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M), usado no reajuste dos contratos de aluguel, registrou deflação (queda de preços) de 0,03% na primeira prévia de agosto. Ainda que tenha registrado deflação, a queda de preços foi inferior à observada na primeira prévia de julho (-0,95 %), segundo a Fundação Getulio Vargas (FGV).

Com a prévia de agosto, o IGP-M acumula deflações de 2,68% no ano e de 1,83% em 12 meses.

Os três subíndices que compõem o IGP-M tiveram avanço na taxa, mas o Índice de Preços ao Produtor Amplo, que analisa o atacado, continuou registrando deflação, já que sua taxa passou de -1,44% na prévia de julho para -0,19% na de agosto.

O Índice de Preços ao Consumidor, que acompanha o varejo, passou de uma deflação de 0,12% em julho para uma inflação de 0,31% em agosto. O Índice Nacional de Custo da Construção subiu de 0,06% para 0,18% no período.

 

Acompanhe tudo sobre:PreçosConsumidoresIndicadores econômicosFGV - Fundação Getúlio VargasIGP-M

Mais de Economia

Governo determina que distribuidoras informem margem de lucro em adesão à subvenção dos combustíveis

Tesouro planeja emitir títulos em euro após mais de uma década

Lula diz que vai enviar projeto da escala 6x1 ao Congresso nesta semana

Alckmin diz que governo deve enfrentar efeitos dos penduricalhos: 'Quem paga é o trabalhador'