Economia

IBGE divulga IPCA de novembro nesta terça-feira; veja projeção do mercado

Governo reduziu de 4,85% para 4,66% a projeção de inflação para 2023, levemente acima das estimativas de mercado

IPCA: dado poderá ter impacto da Black Friday  (Rmcarvalho/Getty Images)

IPCA: dado poderá ter impacto da Black Friday (Rmcarvalho/Getty Images)

André Martins
André Martins

Repórter de Brasil e Economia

Publicado em 11 de dezembro de 2023 às 20h35.

Última atualização em 12 de dezembro de 2023 às 09h10.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) vai divulgar nesta terça-feira, 12, o resultado do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de novembro. No mercado, a mediana das projeções dos analistas é de alta de 0,30%. A projeção do mercado financeiro para os últimos 12 meses é de 4,70%.

Como mostrou a EXAME, o governo reduziu de 4,85% para 4,66% a projeção de inflação para 2023, levemente acima das estimativas de mercado. Entre os analistas ouvidos pelo Banco Central no último Boletim Focus, a mediana das expectativas está em 4,51%. Para 2024, a expectativa para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) teve pequena alta de 3,92% para 3,93%.

Segundo Andréa Angelo, estrategista de inflação da Warren Investimentos, a principal dúvida sobre o dado desta terça é sobre como será o desempenho de itens relacionados ao desconto da Black Friday.

"O efeito pode se dar em Higiene Pessoal, alimentação fora do domicílio [descontos em lanches], aparelho celular, bens duráveis, como eletroeletrônicos, e vestuário. Nossa premissa é que os descontos foram capturados pelo IBGE, porém, em menor medida que no evento de 2018. Neste sentido, atribuímos risco baixista nesta leitura. O grupo industrial deve apresentar deflação de -0,50% e os industriais subjacentes em -0,63%, refletindo este período de preços menores", disse Angelo.

A expectativa da economista ainda é que a gasolina apresente uma deflação de em torno de 2%, após queda de 1,53% em outubro, reflexo do reajuste de queda anunciado pela Petrobras em outubro.

Núcleos da inflação

Sobre os núcleos do IPCA, que medem o comportamento dos preços desconsiderando ou reduzindo o peso de fatores temporários sobre os índices, a projeção de Angelo é de uma variação média de 0,20% no mês e 4,6% em 12 meses, ligeiramente menor que em relação a outubro.

"A inflação de serviços subjacentes poderá atingir 0,26% [e 4,8% em 12 meses], pouco acima da média de 0,21% que rodou nas últimas quatro leituras. Vale lembrar que desde julho de 2023 os serviços subjacentes surpreendem positivamente a mediana do mercado", explicou.

Acompanhe tudo sobre:IPCAeconomia-brasileira

Mais de Economia

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega

Reforma tributária beneficia indústria, mas exceções e Custo Brasil limitam impacto, avalia o setor