Economia

Grécia adia pedido de prorrogação do programa de crédito

Segundo fontes, o adiamento ocorreu "por razões de tempo"


	Bandeiras da Grécia e da UE rasgadas: assim que o país apresentar a proposta será realizada uma reunião do Grupo de Trabalho do euro
 (hynci/Thinkstock)

Bandeiras da Grécia e da UE rasgadas: assim que o país apresentar a proposta será realizada uma reunião do Grupo de Trabalho do euro (hynci/Thinkstock)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de fevereiro de 2015 às 12h27.

Atenas - O governo da Grécia adiou para a quinta-feira a apresentação do pedido de prorrogação do programa de crédito do país aos demais membros da União Europeia, confirmaram à Agência Efe fontes do Executivo.

A solicitação, inicialmente prevista para esta quarta-feira, foi adiada "por razões de tempo", explicaram as fontes consultadas pela Efe.

Segundo informações da imprensa local, assim que a Grécia apresentar sua nova proposta será realizada uma reunião do Grupo de Trabalho do euro. Se o pedido for avaliado positivamente, o Eurogrupo deve se reunir na sexta-feira para analisá-lo.

Na manhã desta quarta-feira, o porta-voz do governo grego, Gavriil Sakellaridis, tinha informado que o país solicitaria hoje mesmo a prorrogação do crédito e que tomaria como base a minuta apresentada pelo comissário europeu de Assuntos Econômicos e Monetários, Pierre Moscovici.

O ministro das Finanças, Yanis Varoufakis, tinha afirmado em uma entrevista à emissora pública da Alemanha que a extensão do crédito estaria ligada ao cumprimento de "três ou quatro condições", ser dar mais detalhes sobre os possíveis requisitos.

A minuta de Moscovici, que Varoufakis disse ter assinado "aqui e agora", foi descartada finalmente na reunião do Eurogrupo da última segunda-feira.

No texto, era considerada a possibilidade de estender o atual "empréstimo" de quatro meses, em vez de exigir a prorrogação do programa de resgate, como apontava o relatório apresentado pelo presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem.

"O governo (grego) anunciou sua intenção de tomar medidas extraordinárias para garantir um sistema fiscal mais justo e eficiente, e reduzir a crise humanitária", assinalava o documento.

O chefe do Eurogrupo, que deu até a sexta-feira para a Grécia pedir uma prorrogação do resgate e não somente do crédito, deverá decidir se a nova proposta do país é o suficiente para convocar mais uma reunião.

O Ministro de Finanças da Alemanha, Wolfgang Schäuble, lembrou hoje que uma extensão da ajuda à Grécia exige a apresentação de uma solicitação de prorrogação do "atual programa de resgate" e que as condições e reformas acertadas anteriormente sejam cumpridas pelo país.

Por outro lado, a Comissão Europeia reiterou que o Eurogrupo já deixou claro que, em princípio, a única maneira que a Grécia tem para obter o financiamento pendente é pedir a prorrogação do programa de resgate e concluí-lo. 

Acompanhe tudo sobre:Crise gregaCrises em empresasEmpréstimosEuropaGréciaPiigsUnião Europeia

Mais de Economia

Mundo está mais instável e empresas têm que monitorar risco geopolítico, diz especialista

Exclusivo: governo debate tributar importado “poluente” e coalizão de países para mercado de carbono

Em carta a Haddad, Galípolo cita dólar, alimentos e quadro fiscal ao explicar inflação fora da meta

Em vídeo, Lula reforça que governo não vai taxar transferências via Pix