EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h24.
Representantes do governo com a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) se reuniram nesta quarta-feira (15/10) para estreitar relações, mas os holofotes se voltaram para os transgênicos. Segundo o ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, esse tema está "está machucando muito", devido a agressões gratuitas que o governo vem recebendo, ocasionadas pelo simples preconceito e pela falta de informações dos acusadores.
De acordo com ele, as novas tendências e tecnologias geram discussões e nem sempre são aceitas facilmente pela sociedade, principalmente quando as informações não são de total conhecimento do público. Desse modo, o ministro afirmou que está aberto ao diálogo e preparado para argumentar, em âmbito político, tecnológico e científico sobre os transgênicos. Acredita, porém, que não deva prevalecer, durante as discussões, "a ignorância e as conclusões irracionais que são geradas por puro preconceito."
Já o presidente do PT, José Genoino, afirmou que o governo está trabalhando para manter a medida provisória, assinada pelo vice-presidente, José Alencar, que autoriza o plantio dos transgênicos no país. Destacou, porém, que o plantio em áreas indígenas e de proteção ambiental deve ser proibido.
Biossegurança
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está discutindo com seus ministros o projeto de lei de biossegurança, que define, entre outros assuntos, a questão dos transgênicos. Participam do encontro o vice-presidente, José Alencar, o Advogado-Geral da União, Álvaro Augusto Ribeiro, além dos ministros da Fazenda, Antônio Palocci; da Casa Civil, José Dirceu; da Agricultura, Roberto Rodrigues; do Meio Ambiente, Marina Silva; do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rosseto; da Justiça, Márcio Thomaz Bastos; da Saúde, Humberto Costa; da Secretaria Geral da Presidência, Luiz Dulci, e da Secretaria de Comunicação Social e Gestão Estratégica, Luiz Gushiken. As informações são da Agência Brasil.