Economia

Governo Lula tem pior avaliação desde início de mandato

O resultado da primeira pesquisa CNI/Ibope deste ano  mostra a pior avaliação do governo desde que Luiz Inácio Lula da Silva assumiu. Segundo os dados divulgados nesta sexta-feira (26/3), o percentual dos que avaliam a governo como ótimo e bom caiu de 41% em dezembro de 2003 para 34% este mês . Na contra-mão, cresceu de 14% para 23% os que […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h31.

O resultado da primeira pesquisa CNI/Ibope deste ano  mostra a pior avaliação do governo desde que Luiz Inácio Lula da Silva assumiu. Segundo os dados divulgados nesta sexta-feira (26/3), o percentual dos que avaliam a governo como ótimo e bom caiu de 41% em dezembro de 2003 para 34% este mês . Na contra-mão, cresceu de 14% para 23% os que classificaram a atual gestão como ruim ou péssima. O principal motivo para o julgamento negativo da população, de acordo com a pesquisa, foram as denúncias de corrupção contra Waldomiro Diniz, o ex-assessor da Casa Civil da Presidência da República. 

O saldo da avaliação - a diferença entre a soma de avaliações "ótimo" e "bom" e a soma de menções "ruim" e "péssimo" - sofreu  redução de 16 pontos percentuais e caiu de 27 para 11, embore ainda continue positivo.

O grau de desconfiança da população quanto ao futuro do país  também piorou. Dos dois mil entrevistados, 46% disseram que o Brasil está no caminho errado, contra 40% que acreditam que o rumo está correto. Na última pesquisa , 48% diziam que o caminho estava certo, contra 36% que acreditavam no contrário.

As expectativas pessimistas em relação aos rumos do país também  foram influenciadas pelo anúncio de vários indicadores econômicos desfavoráveis, o aumento do desemprego e  o resultado negativo do Produto Interno Bruto  de 2003.

A população também não está otimista quanto à melhoria das condições de renda. Para 28% do universo pesquisado, a renda vai cair ao longo dos próximos seis meses, contra 24% que apostam no seu crescimento. Na pesquisa anterior, o percentual de otimistas era de 28%.  

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

EUA divulga payroll de agosto nesta sexta — e que pode ser crucial para o Fed

Senado marca sabatina de Galípolo para 8 de outubro, dia em que indicação será votada no plenário

Lula diz que acordo com Vale sobre desastres em Minas Gerais será resolvido até outubro

Alckmin descarta risco de faltar energia no Brasil, mas reconhece maior seca desde 1950

Mais na Exame