Governo do Japão prepara pacote de estímulos de US$ 118 bi

Objetivo é ajudar as empresas a lutar contra a valorização do iene, assim como estimular o consumo doméstico, além de combater a deflação

Tóquio – A próxima coalizão de governo japonês prepara um pacote de estímulo econômico acoplado a um orçamento adicional que pode alcançar 10 trilhões de ienes (118 bilhões de dólares) para estimular a atividade doméstica, inclusive recorrendo à dívida.

O Partido Liberal Democrático (PLD, direita), grande vencedor das eleições legislativas de domingo, e seu aliado tradicional centrista Novo Komeito trabalham em um pacote de medidas que devem ser aplicadas pouco depois da posse do novo governo, no final do mês.

O objetivo é acelerar a reconstrução do nordeste do país, devastado pelo terremoto e tsunami de 11 de março de 2011, a recuperação de pontes, túneis e outras infraestruturas públicas antigas, ajudar as empresas a lutar contra a valorização do iene, assim como estimular o consumo doméstico, além de combater a deflação.

“A quantia de 10 trilhões de ienes é necessária”, disse um dirigente do PLD.

Os dois partidos devem fechar os detalhes do plano até 25 de dezembro, véspera da posse do novo primeiro-ministro, Shinzo Abe, presidente do PLD.

A ampliação do orçamento deve ser aprovada pelo Parlamento em fevereiro e financiada pela emissão dos novos bônus do Tesouro.

Suporte a Exame, por favor desabilite seu Adblock.