Economia

Governo alemão considera aumentar impostos, diz jornal

Berlim - O governo da chanceler alemã, Angela Merkel, está cogitando aumentar certos impostos em busca de consolidação fiscal, disse um jornal alemão nesta sexta-feira, citando fontes anônimas do gabinete. O déficit da Alemanha, maior economia da Europa, deve crescer para mais de 5 por cento do Produto Interno Bruto (PIB) neste ano, em parte […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de maio de 2010 às 08h13.

Berlim - O governo da chanceler alemã, Angela Merkel, está cogitando aumentar certos impostos em busca de consolidação fiscal, disse um jornal alemão nesta sexta-feira, citando fontes anônimas do gabinete.

O déficit da Alemanha, maior economia da Europa, deve crescer para mais de 5 por cento do Produto Interno Bruto (PIB) neste ano, em parte devido à reduções de impostos que o governo Merkel introduziu no início de 2010.

"Nós não estamos discutindo a implementação de um novo imposto, como um imposto sobre riquezas, mas um peso maior sobre um pequeno grupo de contribuintes", disse uma autoridade do governo ao jornal Handelsblatt.

De acordo a outras fontes da coalizão, o governo está reconsiderando descontos para o imposto sobre valor agregado de certos produtos. Contudo, membros do Parlamento alemão continuam a descartar qualquer forma de aumento de impostos, preferindo cortar gastos.

Leia outras informações sobre a Alemanha

Acompanhe tudo sobre:Ajuste fiscalAlemanhaCrises em empresasEuropaOrçamento federalPaíses ricos

Mais de Economia

Corte de gastos: Rui Costa se reúne com ministros da Previdência e do Desenvolvimento Social

Petróleo pode desbancar soja e liderar exportações neste ano

Corte de despesas: reunião de Lula e ministros termina sem anúncio de medidas

Minerais críticos do Brasil para a transição energética no mundo