Economia

Fipe reduz custo de vida para maio de 0,4% para 0,3%

A Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) alterou a projeção do índice de custo de vida para maio de 0,4% para 0,3% após o anúncio da redução de 10% do preço dos combustíveis. A Fipe estima que o preço da gasolina para o consumidor final caia 5% (o governo estima queda de 6,5%). A Petrobras […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h28.

A Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) alterou a projeção do índice de custo de vida para maio de 0,4% para 0,3% após o anúncio da redução de 10% do preço dos combustíveis. A Fipe estima que o preço da gasolina para o consumidor final caia 5% (o governo estima queda de 6,5%).

A Petrobras anunciou ontem (28/4) uma diminuição média de 10% nos preços da gasolina e óleo diesel nas refinarias, excluídos os impostos Cide e Pis/Cofins, e de 18,3% nos preços do óleo combustível.

O percentual de redução no preço para o consumidor vai definir o tamanho da queda da inflação. O economista Aloisio Campelo, do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (IBRE/FGV da Fundação Getúlio Vargas), estima que uma queda de 5% no preço na bomba poderia fazer a inflação recuar 0,8%, dentro dos padrões adotados pela fundação. Mas é a competição no mercado que vai definir quanto do reajuste será repassado ao consumidor , diz Campelo.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Haddad quer concluir PL de dívidas dos estados antes do recesso

Plano Real, 30 anos: Roberto Campos Neto e a luta por uma âncora fiscal de longo prazo

Enchentes no RS afetam indústria e produção nacional recua 0,9% em maio, aponta IBGE

Tributação de FII e Fiagros está na pauta da reforma tributária; frentes prometem reação

Mais na Exame