Economia

IPC recua para 0,68% na 3ª prévia, diz Fipe

O resultado apurado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas veio abaixo das estimativas dos analistas

Já a inflação na cidade de São Paulo, que representa quase 50% do total do indicador, desacelerou a alta, passando de 0,32% para 0,28%, no mesmo período (Mario Rodrigues/Veja SP)

Já a inflação na cidade de São Paulo, que representa quase 50% do total do indicador, desacelerou a alta, passando de 0,32% para 0,28%, no mesmo período (Mario Rodrigues/Veja SP)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de fevereiro de 2012 às 13h46.

São Paulo - O Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que mede a inflação da cidade de São Paulo, desacelerou para 0,68% na terceira quadrissemana de janeiro, ante taxa de 0,79% na segunda prévia do mês. O resultado apurado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) veio abaixo das estimativas dos analistas consultados pelo AE Projeções, que oscilavam entre 0,74% e 0,85%, com mediana de 0,81%. O IPC, contudo, ficou acima do apurado na terceira prévia de dezembro, quando atingiu 0,59%.

O grupo Habitação apresentou estabilidade na terceira leitura de janeiro. Passou para apenas 0,23%, ante índice de 0,22% na prévia anterior. Após alta de 1,71% na segunda semana do mês, o grupo Alimentação recuou fortemente para 1,06% nesta terceira prévia - mesmo assim, foi novamente o item que, na variação ponderada, mais contribuiu para a inflação no período.

Já o grupo Transportes teve recuo. De uma variação de 0,31% na segunda leitura do mês, desacelerou para 0,26% nesta pesquisa. Despesas Pessoais também apresentou forte desaceleração. Após inflação de 1,31% na segunda apuração, baixou para 0,93% na terceira prévia de janeiro.

Saúde registrou ligeira queda, para 0,17% na terceira quadrissemana, ante 0,19% no levantamento anterior. Vestuário seguiu em aceleração. Depois de apresentar alta de 0,14% na segunda prévia deste mês, o índice avançou para 0,22% - porém, foi novamente o item que, na variação ponderada, menos contribuiu para a inflação.

Por sua vez, o segmento de Educação teve fortíssima aceleração. Passou de 2,80% na segunda quadrissemana de janeiro para 5,06% no atual levantamento.

Veja como ficaram os itens que compõem o IPC na 3ª prévia de janeiro:

Habitação: 0,23%
Alimentação: 1,06%
Transportes: 0,26%
Despesas Pessoais: 0,93%
Saúde: 0,17%
Vestuário: 0,22%
Educação: 5,06%
Índice Geral: 0,68%

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasMetrópoles globaisPreçosConsumoSão Paulo capitalEstatísticasInflaçãoIndicadores econômicosCidadesFipeIPC

Mais de Economia

Por que as fusões entre empresas são difíceis no setor aéreo? CEO responde

Petrobras inicia entregas de SAF com produção inédita no Brasil

Qual poltrona do avião dá mais lucro para a companhia aérea?

Balança comercial tem superávit de US$ 5,8 bi em novembro