Compra de imóveis: em número de unidades, houve avanço de 17 por cento em setembro sobre um ano antes, com o financiamento para aquisição e construção de 44,2 mil imóveis (David Mcnew/AFP)
Da Redação
Publicado em 30 de outubro de 2013 às 13h21.
São Paulo - Os financiamentos imobiliários no Brasil com recursos da caderneta de poupança subiram 32 por cento em setembro ante igual período do ano passado, a 9,16 bilhões de reais, informou nesta quarta-feira a associação que representa as entidades de crédito imobiliário e poupança, Abecip.
No acumulado do ano até setembro, o volume de financiamentos imobiliários chegou a 79,3 bilhões de reais, alta de 35 por cento na comparação anual.
Em número de unidades, houve avanço de 17 por cento em setembro sobre um ano antes, com o financiamento para aquisição e construção de 44,2 mil imóveis. Nos primeiros nove meses do ano, foram 387 mil imóveis financiados, aumento de 16,5 por cento sobre igual etapa de 2012.
A Abecip informou que a captação líquida da caderneta de poupança com recursos do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE) teve o melhor resultado para o mês de setembro desde 1994, alcançando 5,1 bilhões de reais.
Entre janeiro e setembro, a diferença entre depósitos e retiradas foi de 36,9 bilhões de reais, 48 por cento superior à registrada no mesmo período do ano anterior.
Para a Abecip, "a caderneta de poupança continua demonstrando atratividade" com o saldo de depósitos no SBPE subindo 19 por cento em setembro em relação ao mesmo mês de 2012, chegando a 442,4 bilhões de reais.