Economia

IPTU e mão de obra elevam preços da construção, diz FGV

Os preços ao consumidor também sentiram forte influência de fatores que costumam aparecer nos meses de janeiro e fevereiro


	Prédio em construção: o Índice Nacional da Construção Civil (INCC), no âmbito do Índice Geral de Preços - 10 (IGP-10), voltou a ganhar força em janeiro
 (Getty Images)

Prédio em construção: o Índice Nacional da Construção Civil (INCC), no âmbito do Índice Geral de Preços - 10 (IGP-10), voltou a ganhar força em janeiro (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de janeiro de 2014 às 14h23.

Rio - Depois de dois meses em desaceleração, o Índice Nacional da Construção Civil (INCC), no âmbito do Índice Geral de Preços - 10 (IGP-10), voltou a ganhar força em janeiro.

As principais razões para essa mudança de rumo são os custos da mão de obra e algumas correções de taxas que ocorrem, costumeiramente, no início do ano.

De acordo com o superintendente adjunto de inflação da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Salomão Quadros, houve reajuste salarial para trabalhadores da construção em Belo Horizonte, o que impactou o indicador de mão de obra (alta de 0,45%, ante 0,32%).

Já nos serviços, a contribuição veio de taxas como do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU). Em janeiro, o índice de taxas de serviços e licenciamentos subiu 0,75%. "É um movimento típico de início de ano, uma sazonalidade contratual", explicou Quadros.

Os preços ao consumidor também sentiram forte influência de fatores que costumam aparecer nos meses de janeiro e fevereiro. O grupo Educação, Leitura e Recreação acelerou de 0,48% em dezembro para 1,72%, já captando parte do reajuste dos cursos formais.

Segundo Quadros, essa alta tende a se mostrar mais forte ao longo do mês, nas apurações do IGP-M e do IGP-DI.

Acompanhe tudo sobre:Construção civilEmpresasFGV - Fundação Getúlio VargasIndicadores econômicosInflaçãoPreços

Mais de Economia

Governo sobe previsão de déficit de 2024 para R$ 28,8 bi, com gastos de INSS e BPC acima do previsto

Lula afirma ter interesse em conversar com China sobre projeto Novas Rotas da Seda

Lula diz que ainda vai decidir nome de sucessor de Campos Neto para o BC

Banco Central aprimora regras de segurança do Pix; veja o que muda

Mais na Exame