FGV: IGP-M fecha 2009 com menor taxa da história

Por Alessandra Saraiva

Rio – O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) – indicador adotado no reajuste da maior parte dos contratos de aluguel de imóveis – encerrou este ano em deflação pela primeira vez em sua história, iniciada em 1989. O indicador caiu 1,72% em 2009 após apresentar aumento de 9,81% em 2008. Até hoje, a menor taxa anual do IGP-M era referente ao ano de 2005, quando subiu 1,21%. O desempenho anual do IGP-M foi anunciado hoje pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), que também divulgou o resultado de dezembro do índice.

 

No último mês do ano, o indicador apresentou queda de 0,26%, após subir 0,10% em novembro. A FGV anunciou ainda os resultados dos três indicadores que compõem o IGP-M de dezembro. O Índice de Preços por Atacado – Mercado (IPA-M) caiu 0,50% este mês, ante elevação de 0,08% em novembro. Por sua vez, o Índice de Preços ao Consumidor – Mercado (IPC-M) apresentou elevação de 0,20% em dezembro, ante aumento de 0,14% em novembro. Já o Índice Nacional de Custos da Construção – Mercado (INCC-M) registrou alta de 0,20% em dezembro, ante avanço de 0,18% em novembro. O período de coleta de preços para cálculo do IGP-M de dezembro foi do dia 21 de novembro a 20 de dezembro.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 15,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.

Atenção! A sua revista EXAME deixa de ser quinzenal a partir da próxima edição. Produziremos uma tiragem mensal. Clique aqui para saber mais detalhes.