Economia

Confiança da indústria cai 1,5% em julho ante junho

Rio - O Índice de Confiança da Indústria (ICI), indicador-síntese da Sondagem Conjuntural da Indústria de Transformação, caiu 1,5% em julho ante junho, segundo informou hoje a Fundação Getúlio Vargas (FGV). Esta é a segunda queda seguida do índice em relação ao mês anterior. Em junho, o ICI já que havia registrado recuo de 0,7% […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h46.

Rio - O Índice de Confiança da Indústria (ICI), indicador-síntese da Sondagem Conjuntural da Indústria de Transformação, caiu 1,5% em julho ante junho, segundo informou hoje a Fundação Getúlio Vargas (FGV). Esta é a segunda queda seguida do índice em relação ao mês anterior. Em junho, o ICI já que havia registrado recuo de 0,7% ante maio.

O ICI é um indicador cujo cálculo é baseado em cinco tópicos da Sondagem da Indústria. Os dados atualizados do índice mostram que, de junho para julho, o indicador caiu de 115,3 pontos para 113,6 pontos, na série com ajuste sazonal. Para a FGV, "a segunda redução consecutiva do ICI sinaliza desaceleração do ritmo de atividade do setor industrial". "Com o resultado de julho, o índice retorna ao nível de janeiro deste ano e fica próximo do patamar de julho de 2008, período anterior à crise financeira internacional."

O ICI é composto por dois indicadores. O primeiro é o Índice da Situação Atual (ISA), que recuou 2,2% em julho ante junho. O segundo componente é o Índice de Expectativas (IE), que caiu 0,8% ante o mês anterior.

Na comparação com julho do ano passado, o ICI registrou alta de 18,2% em julho, uma elevação menos intensa que a taxa positiva de 27,1%, nessa comparação, registrada em junho. O levantamento para cálculo do índice foi realizado entre os dias 5 e 26 deste mês, em uma amostra de 1.147 empresas informantes.

Nuci
O Nível de Utilização de Capacidade Instalada (Nuci) da indústria com ajuste sazonal alcançou patamar de 85,1% em julho, após registrar nível de 85,5% em junho, segundo informou a FGV. O Nuci da indústria é pesquisado durante a coleta de dados para a elaboração do ICI. De acordo com a FGV, o Nuci de julho na série com ajuste sazonal retornou ao patamar de abril de 2010. Em junho, o patamar de 85,5% era o mais elevado desde agosto de 2008.
 

Acompanhe tudo sobre:ConfiançaEmpresasFGV - Fundação Getúlio VargasIndústriaIndústrias em geral

Mais de Economia

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega

Reforma tributária beneficia indústria, mas exceções e Custo Brasil limitam impacto, avalia o setor