Economia

Faturamento da indústria de máquinas sobe 10% em outubro

De acordo com a Abimaq, o desempenho foi apoiado pelas exportações, que tiveram alta de 49,5%

Indústria: a América Latina se destacou entre maiores compradores, seguida por Estados Unidos e Europa (Wilson Dias/Agência Brasil)

Indústria: a América Latina se destacou entre maiores compradores, seguida por Estados Unidos e Europa (Wilson Dias/Agência Brasil)

R

Reuters

Publicado em 29 de novembro de 2017 às 17h51.

São Paulo - O faturamento do setor de máquinas e equipamentos do Brasil em outubro cresceu 10 por cento em relação ao mesmo mês de 2016, a 5,79 bilhões de reais, informou nesta quarta-feira a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq).

De acordo com a associação, o desempenho foi apoiado pelas exportações, que tiveram alta de 49,5 por cento.

"Este resultado derivou do aumento das exportações, pois as vendas no mercado interno apresentaram redução da ordem de 10 por cento", disse a entidade.

Entre os maiores compradores dos produtos brasileiros, a América Latina se destacou, seguida por Estados Unidos e Europa.

Já o consumo aparente, medida usada pela indústria para avaliar o nível de investimentos, recuou 5,3 por cento ante outubro de 2016, décima sexta queda consecutiva, disse a Abimaq.

O índice de capacidade instalada do setor subiu em outubro para 74,1 por cento, 0,6 por cento maior do que em setembro. A carteira de pedidos é suficiente para manter as indústrias ocupadas por 2,5 meses, disse a Abimaq.

Acompanhe tudo sobre:ExportaçõesIndústria

Mais de Economia

Corte anunciado por Haddad é suficiente para cumprir meta fiscal? Economistas avaliam

Qual é a diferença entre bloqueio e contingenciamento de recursos do Orçamento? Entenda

Haddad anuncia corte de R$ 15 bilhões no Orçamento de 2024 para cumprir arcabouço e meta fiscal

Mais na Exame