Economia

Faturamento com exportação de veículos;avança 53,1% no 1º semestre

Resultado do primeiro semestre anima Anfavea a rever projeção de faturamento com exportações. Mas números para produção e vendas internas foram mantidos

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 11h13.

O faturamento das exportações de veículos e máquinas agrícolas avançaram 53,1% no primeiro semestre em relação a mesmo período do ano passado. No total, foram 3,58 bilhões de dólares, o equivalente a 65% do total de 2003. Nos mesmos termos de comparação, a produção de veículos foi 14,8% superior, e o mercado consumidor interno, avaliado pelo número de licenciamentos, avançou 11,4%. "O resultado é bastante expressivo, a questão agora é a sustentação desse crescimento", afirmou nesta terça-feira (6/7) Rogelio Golfarb, presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), durante o anúncio dos resultados do mês de junho e da primeira metade do ano.

Foram produzidos 1,04 milhão de veículos de janeiro a junho, e vendidos internamente 723,1 mil. Considerando apenas o mês passado, a produção avançou 4,3% sobre maio, o consumo interno, 6,2% e o valor arrecadado com as vendas externas, 9,7%, para 699,7 milhões de dólares.

O resultado das exportações levou a Anfavea a rever sua estimativa de crescimento do faturamento com vendas externas de 20% para 25%, atingindo 6,9 bilhões de dólares em 2004. O aquecimento das vendas no exterior não reduziu a cautela da entidade quanto à ativação do mercado interno: a produção estimada continua sendo de 1,99 milhão de unidades, com crescimento de 8,9%, e a projeção de crescimento nas vendas foi mantida em 7,8% - 1,54 milhão de emplacamentos em 2004.

Recuo

As vendas internas de máquinas agrícolas recuaram 3,3% em relação a maio. Comparando semestres, houve elevação de 2,4%.

Golfarb preferiu não se pronunciar sobre a pressão dos preços do aço e outros insumos nos custos da indústria automotiva.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Governo altera regras para destravar crédito de R$ 6 bi a estados e municípios

Pobreza atingiu 52,9% da população argentina no primeiro semestre

BC monitora impacto das bets na inadimplência, diz Campos Neto

Ipea revisa projeção de inflação pelo IPCA de 4% para 4,4% em 2024