Economia

Exportações de petróleo do Brasil crescem mais de 20%

O forte avanço do trimestre foi impulsionado pelas vendas externas de setembro, que cresceram 42% em relação ao mesmo mês de 2015


	Petróleo: a receita com as vendas externas em setembro acompanhou o aumento das vendas e somou 1,102 bilhão de dólares
 (Sergio Moraes/Reuters)

Petróleo: a receita com as vendas externas em setembro acompanhou o aumento das vendas e somou 1,102 bilhão de dólares (Sergio Moraes/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de outubro de 2016 às 17h20.

Rio de Janeiro - As exportações brasileiras de petróleo subiram 22 por cento no terceiro trimestre, ante o mesmo período do ano passado, para 11,386 milhões de toneladas, mostraram dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) nesta segunda-feira, enquanto a produção da commodity no país registra recordes sucessivos.

O forte avanço do trimestre foi impulsionado pelas vendas externas de setembro, que cresceram 42 por cento em relação ao mesmo mês de 2015, para 4,11 milhões de toneladas.

A receita com as vendas externas em setembro acompanhou o aumento das vendas e somou 1,102 bilhão de dólares, alta de 40 por cento em relação ao mesmo mês do ano passado, apesar de os preços terem caído 1,4 por cento na média no período.

O avanço das exportações refletem o aumento expressivo da produção no pré-sal das bacias de Campos e Santos, operadas pela Petrobras em parceria com outras companhias, como a anglo-holandesa Shell.

Os dados de produção de setembro ainda não foram publicados, mas a produção de petróleo no Brasil subiu pelo quinto mês consecutivo em agosto, renovando um recorde mensal de extração pela terceira vez seguida, segundo dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

A produção de petróleo do Brasil somou em agosto 2,609 milhões de barris por dia (bpd), alta de 1,1 por cento ante julho e avanço de 2,4 por cento ante o mesmo mês de 2015.

O crescimento da produção e das exportações ocorre em meio a uma recente recuperação do preço do petróleo tipo Brent, referência global, que nesta segunda-feira fechou a 50,89 dólares por barril, apoiado pelo plano de corte da produção pela Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep).

Acompanhe tudo sobre:América LatinaComércio exteriorDados de BrasilEnergiaExportaçõesPetróleo

Mais de Economia

Reforma tributária: videocast debate os efeitos da regulamentação para o agronegócio

Análise: O pacote fiscal passou. Mas ficou o mal-estar

Amazon, Huawei, Samsung: quais são as 10 empresas que mais investem em política industrial no mundo?

Economia de baixa altitude: China lidera com inovação