Economia

Exportação de carne do Brasil cresce 22% e tem melhor mês do ano

Em julho, Hong Kong e China foram os maiores importadores de carne bovina brasileira no período, com aumentos de 5 e 6,5 por cento em valores ante junho

Exportações: em valores, as exportações do país avançaram 31 por cento em julho, para 540 milhões de dólares (Alexandre Severo/Exame)

Exportações: em valores, as exportações do país avançaram 31 por cento em julho, para 540 milhões de dólares (Alexandre Severo/Exame)

R

Reuters

Publicado em 3 de agosto de 2017 às 13h41.

São Paulo - As exportações de carne bovina do Brasil em julho atingiram 129 mil toneladas, aumento de 22,9 por cento na comparação com o mesmo período do ano passado, com crescimento importante de compras de Hong Kong, China e Egito, informou nesta quinta-feira a Abiec, associação que representa os exportadores.

Em valores, as exportações do país avançaram 31 por cento em julho, para 540 milhões de dólares, segundo dados da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec).

Hong Kong e China foram os maiores importadores de carne bovina brasileira no período, com aumentos de 5 e 6,5 por cento em valores ante junho, respectivamente.

"Entretanto, o mercado proeminente do mês foi o Egito, que registrou aumento de 38 por cento em volume (18 mil toneladas) e de 36 por cento em faturamento (64 milhões de dólares)", disse a Abiec.

Os embarques do Brasil, maior exportador global, mostraram força e vêm crescendo desde abril, apesar de os Estados Unidos terem anunciado em junho embargo ao produto in natura do país, por alegados problemas sanitários.

Os norte-americanos são importadores menores da carne in natura brasileira, mas seus padrões de qualidade são considerados por outros países, que aumentaram as inspeções após a suspensão norte-americana, como foi o caso da China.

As exportações de carne bovina in natura do Brasil para todos os destinos tiveram aumento de 38,5 por cento na comparação com julho de 2016, alcançando 451 milhões de dólares, informou a Abiec.

Em volume foram mais de 106 mil toneladas, o que representa uma alta de 29,5 por cento sobre o total dos embarques realizados no mesmo mês do ano passado.

Nos sete primeiros meses deste ano, nas exportações de carne bovina in natura do Brasil atingiram mais de 2,6 bilhões de dólares, alta de 3,1 por cento sobre o faturado no mesmo período de 2016.

Acompanhe tudo sobre:Crise econômicaExportaçõesOperação Carne Fraca

Mais de Economia

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega

Reforma tributária beneficia indústria, mas exceções e Custo Brasil limitam impacto, avalia o setor