Exportação da Opep atinge recorde em julho, diz pesquisa
Exportações somaram 26,11 milhões de barris por dia (bpd) em julho, um aumento de 370 mil bpd
Reuters
Publicado em 3 de agosto de 2017 às 11h36.
Londres - As exportações de petróleo pela Organização dos Países Exportadores de Petróleo ( Opep ) subiram para um recorde em julho, impulsionadas por vendas maiores de nações africanas, de acordo com uma pesquisa do Thomson Reuters Oil Research divulgada nesta quinta-feira.
Os embarques de 26,11 milhões de barris por dia (bpd) em julho representaram incremento de 370 mil bpd, puxados principalmente pela Nigéria, que vendeu 260 mil bpd a mais no mês passado.
As exportações do Oriente Médio, por sua vez, caíram para 18,14 milhões de bpd em julho, ante 18,53 milhões bpd em junho, com Arábia Saudita, Kuweit e Catar registrando declínios.
A maior baixa veio da Arábia Saudita, que embarcou uma média de 7,10 milhões de bpd, queda de 360 mil bpd ante junho.
"No acumulado do ano, o país tem média de exportações em 7,26 milhões de bpd, quase 300 mil bpd abaixo da média de 2016, mostrando o compromisso total em conter a oferta. Ainda assim, a oferta permanece persistentemente acima da demanda, com outros membros da Opep sem conseguir limitar suas exportações em linha com a produção", destacou o relatório.
O relatório do Thomson Reuters Oil Research tem como base o rastreamento de fluxos de petróleo bruto e dados de petroleiros.