EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h33.
O euro registrou uma nova valorização recorde ante o dólar. Nesta segunda-feira (27/12), a moeda européia foi cotada a 1,3638 dólar. O valor supera o recorde anterior, de 1,3548 dólar por euro, registrado na última sexta-feira (24/12).
Segundo o americano The Wall Street Journal, a moeda americana continua pressionada pela preocupação dos investidores com os déficits fiscal e comercial dos Estados Unidos (leia reportagem de EXAME sobre o assunto). Por isso, o dólar segue sua trajetória de desvalorização frente ao euro e a outras moedas.
Como o governo americano não mostrou, até o momento, nenhuma solução de curto prazo para o rombo em suas contas, muitos analistas esperam que o dólar continue se enfraquecendo durante o próximo ano. Alguns apostam que o euro atingirá uma cotação inédita de 1,40 dólar, ou mais, no final de 2005.
Embora a Casa Branca defenda, publicamente, uma política de fortalecimento da moeda americana, muitos observadores acreditam que Washington está satisfeito com a atual situação do dólar. Manter a moeda fraca seria um modo de baratear os produtos americanos no mercado mundial e estimular as exportações.