Economia

Espanha não é resgatável no sentido técnico, diz ministro

O governo espanhol respondeu ao investidores, que temem que o país não consiga cumprir por conta própria as obrigações financeiras e precise pedir ajuda

O ministro da Fazenda e Administrações Públicas, Cristóbal Montoro: "os homens de preto não virão à Espanha" (Dani Pozo/AFP)

O ministro da Fazenda e Administrações Públicas, Cristóbal Montoro: "os homens de preto não virão à Espanha" (Dani Pozo/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de junho de 2012 às 07h38.

Madri - "A Espanha não é resgatável, no sentido técnico do termo", afirmou nesta terça-feira o ministro da Fazenda e das Administrações Públicas, Cristóbal Montoro, em uma referência ao tamanho do país, a quarta economia da Eurozona.

"A Espanha não precisa disto, necessita de mais Europa, mais mecanismos próprios de integração europeia", completou o ministro em uma entrevista à rádio Onda Cero.

Após o resgate histórico de 23,5 bilhões de euros solicitado em maio pelo Bankia, terceiro maior banco do país em ativos, a Espanha está no centro das preocupações da Eurozona, já que os investidores temem que não consiga cumprir por conta própria as obrigações financeiras e precise pedir ajuda externa.

"Mas não será o caso, entre outras coisas porque a Espanha não é resgatável, no sentido técnico do termo", disse o ministro, antes de afirmar que "os homens de preto não virão à Espanha".

"Insisto, para fazer o que estamos fazendo na Espanha: o equilíbrio orçamentário, voltar à estabilidade orçamentária através da reforma da Constituição, para sanear o setor bancário, para melhorar as relações trabalhistas, para isto não precisamos dos 'homens de preto'", disse.

Acompanhe tudo sobre:Crises em empresasDéficit públicoDívida públicaEspanhaEuropaPiigs

Mais de Economia

Governo avalia mudança na regra de reajuste do salário mínimo em pacote de revisão de gastos

Haddad diz estar pronto para anunciar medidas de corte de gastos e decisão depende de Lula

Pagamento do 13º salário deve injetar R$ 321,4 bi na economia do país este ano, estima Dieese

Haddad se reúne hoje com Lira para discutir pacote de corte de gastos