Economia

Espanha admite estar em "momento delicado"

O Banco da Espanha anunciou na segunda-feira que o PIB espanhol agravou o retrocesso no primeiro trimestre

Cristóbal Montoro diz  que pretende devolver "a confiança de nossos sócios europeus na Espanha, a confiança dos mercados na Espanha" (©AFP / Dominique Faget)

Cristóbal Montoro diz que pretende devolver "a confiança de nossos sócios europeus na Espanha, a confiança dos mercados na Espanha" (©AFP / Dominique Faget)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de abril de 2012 às 10h57.

Madri - O ministro espanhol da Fazenda, Cristóbal Montoro, admitiu nesta terça-feira, ao defender no Congresso os orçamentos do Estado para 2012, que o país está em um "momento enormemente delicado".

"Estamos em um momento enormemente delicado como país, em um momento enormemente frágil como país", afirmou Montoro no Congresso, que examina o rigoroso orçamento que pretende devolver "a confiança de nossos sócios europeus na Espanha, a confiança dos mercados na Espanha".

"São os orçamentos mais austeros da democracia. Além disso, pretendem ser os orçamentos mais realistas que a Espanha necessita para superar esta situação de crise", afirmou Montoro, antes de acrescentar que são "adequados para uma recessão econômica, que começa no fim de 2011".

O Banco da Espanha anunciou na segunda-feira que o PIB espanhol agravou o retrocesso no primeiro trimestre, com uma queda de 0,4% na comparação com o último trimestre de 2011, no qual havia registrado contração de 0,3%.

Acompanhe tudo sobre:Crise econômicaEspanhaEuropaIndicadores econômicosPIBPiigs

Mais de Economia

Governo avalia mudança na regra de reajuste do salário mínimo em pacote de revisão de gastos

Haddad diz estar pronto para anunciar medidas de corte de gastos e decisão depende de Lula

Pagamento do 13º salário deve injetar R$ 321,4 bi na economia do país este ano, estima Dieese

Haddad se reúne hoje com Lira para discutir pacote de corte de gastos