Economia

Episódio III de Star Wars já sofre com a pirataria online

Filme que encerra a primeira parte da saga dirigida por George Lucas já estava disponível na internet, antes mesmo de sua estréia nos cinemas

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h31.

Antes mesmo de estrear nas salas americanas, nesta quarta-feira (18/5), o Episódio III de Star Wars A Vingança dos Sith já era vítima do lado negro da internet: a pirataria. Fotogramas do filme, com marcações de tempo, circulavam pela rede, o que sugere que alguém ligado aos estúdios de George Lucas tenha fornecido o material aos piratas.

Na manhã desta quinta-feira (19/5), o episódio sofreu um novo ataque. Pelos menos duas cópias piratas já estavam disponíveis no site BitTorrent, especializado em compartilhamento de arquivos e que adota uma tecnologia que aumenta a velocidade de download de conteúdos pesados, como filmes. Segundo o blog Waxy.org, cerca de 16 000 pessoas teriam baixado o filme a partir do BitTorrent.

A pirataria online é, hoje, uma das grandes preocupações dos executivos de Hollywood. A associação que representa os estúdios de cinema dos Estados Unidos tem procurado combater essas práticas, processando os sites que oferecem o download desse tipo de conteúdo. Com isso, a indústria cinematográfica tenta evitar o destino enfrentado pelas gravadoras, cujos prejuízos atingem milhões de dólares por ano, devido à veiculação ilegal de músicas pela rede.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

EUA divulga payroll de agosto nesta sexta — e que pode ser crucial para o Fed

Senado marca sabatina de Galípolo para 8 de outubro, dia em que indicação será votada no plenário

Lula diz que acordo com Vale sobre desastres em Minas Gerais será resolvido até outubro

Alckmin descarta risco de faltar energia no Brasil, mas reconhece maior seca desde 1950

Mais na Exame