Economia

Episódio III de Star Wars já sofre com a pirataria online

Filme que encerra a primeira parte da saga dirigida por George Lucas já estava disponível na internet, antes mesmo de sua estréia nos cinemas

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h31.

Antes mesmo de estrear nas salas americanas, nesta quarta-feira (18/5), o Episódio III de Star Wars A Vingança dos Sith já era vítima do lado negro da internet: a pirataria. Fotogramas do filme, com marcações de tempo, circulavam pela rede, o que sugere que alguém ligado aos estúdios de George Lucas tenha fornecido o material aos piratas.

Na manhã desta quinta-feira (19/5), o episódio sofreu um novo ataque. Pelos menos duas cópias piratas já estavam disponíveis no site BitTorrent, especializado em compartilhamento de arquivos e que adota uma tecnologia que aumenta a velocidade de download de conteúdos pesados, como filmes. Segundo o blog Waxy.org, cerca de 16 000 pessoas teriam baixado o filme a partir do BitTorrent.

A pirataria online é, hoje, uma das grandes preocupações dos executivos de Hollywood. A associação que representa os estúdios de cinema dos Estados Unidos tem procurado combater essas práticas, processando os sites que oferecem o download desse tipo de conteúdo. Com isso, a indústria cinematográfica tenta evitar o destino enfrentado pelas gravadoras, cujos prejuízos atingem milhões de dólares por ano, devido à veiculação ilegal de músicas pela rede.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Salário mínimo: Haddad confirma nova regra de reajuste e diz que piso continuará acima da inflação

Haddad anuncia isenção de IR para quem ganha R$ 5 mil e tributação para renda superior a R$ 50 mil

Banco Central russo para de comprar moedas estrangeiras para frear desvalorização do rublo

CCJ conclui audiências sobre reforma tributária, mas votação do parecer ainda não tem data