Economia

Empresário protesta contra UE na basílica de São Pedro

O dono do restaurante A Voz da Lua protesta contra a decisão da UE de submeter a leilões as concessões de restaurantes à beira-mar a partir de 2015


	O empresário Marcello Di Finizio, na cúpula da Basílica de São Pedro, segura uma faixa que diz: "Socorro! Basta Monti, basta Europa, basta multinacionais!"
 (Alessandro Bianchi/Reuters)

O empresário Marcello Di Finizio, na cúpula da Basílica de São Pedro, segura uma faixa que diz: "Socorro! Basta Monti, basta Europa, basta multinacionais!" (Alessandro Bianchi/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de outubro de 2012 às 10h00.

Cidade do Vaticano - Um empresário italiano protesta contra o governo de Mario Monti e a União Europeia na cúpula da basílica de São Pedro, no Vaticano, onde passou toda a noite.

Trata-se de Marcello Di Finizio, dono do restaurante A Voz da Lua, na cidade italiana de Trieste, que no fim da tarde de ontem subiu como turista à cúpula, saltou a cerca de segurança e passou a ocupar uma claraboia da cúpula.

No local desdobrou o seguinte cartaz: 'Help. Basta Monti, basta Europa, basta multinacionais. Desenvolvimento? Estão matando todos nós. Isto é só açougue social'.

Segundo informou hoje o Vaticano, Finizio manteve ontem à noite uma longa conversa com os ministros para Assuntos Europeus, Enzo Moavero, e para Assuntos Regionais, Piero Gnudi, que lhe ofereceram uma reunião no Palácio Chigi, a Presidência do Governo italiano, o que ele rejeitou.

Finizio protesta contra a direção Bolkestein da UE, pelo que deverão passar por leilões as concessões de restaurantes à beira-mar a partir de 2015.

Por conta disso, o empresário já passara três dias em março deste ano preso a um guindaste no porto de Trieste. No fim de julho, Finizio levou suas reivindicações à cúpula da basílica de São Pedro, mas nessa ocasião permaneceu lá por apenas quatro horas.

Enquanto isso, a Praça de São Pedro segue lotada de fiéis que aguardam à audiência pública das quartas-feiras do papa Bento XVI. 

Acompanhe tudo sobre:Crises em empresasEuropaItáliaPaíses ricosPiigsPolítica no BrasilProtestosUnião Europeia

Mais de Economia

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega

Reforma tributária beneficia indústria, mas exceções e Custo Brasil limitam impacto, avalia o setor