Economia

Em artigo no FT, Haddad convida estrangeiros a investirem em economia verde no Brasil

O ministro da Fazenda ressaltou o compromisso de promover a transição com geração de empregos, inovação e sobre uma "sólida base fiscal e regulatória"

Haddad: o ministro destacou a aprovação do arcabouço fiscal  (Eduardo Frazão/Exame)

Haddad: o ministro destacou a aprovação do arcabouço fiscal (Eduardo Frazão/Exame)

Publicado em 18 de setembro de 2023 às 12h11.

Em um artigo publicado no jornal americano Financial Times nesta segunda-feira, 18, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, detalhou o plano de transição ecológica do governo e convidou investidores estrangeiros a trazerem recursos para o Brasil.

Haddad ressaltou o compromisso de promover a transição com geração de empregos, inovação e sobre uma "sólida base fiscal e regulatória". "Investidores estrangeiros que queiram descarbonizar a sua cadeia de produção e investir em inovação limpa serão muito bem-vindos a nos ajudar a acelerar essa nova fase de desenvolvimento do Brasil. Para além de exportações tradicionais a produtividade e a inovação serão a chave para reduzir nossas emissões, criando grandes oportunidades de investimento e milhões de empregos de alta qualidade e bem remunerados", escreveu o titular da Fazenda.

Entre as medidas desse plano, destacada por Haddad, está a regulamentação do mercado de carbono, com base no modelo da União Europeia. Ele lembrou que parte das novas receitas obtidas com esse mercado serão alocadas em pesquisa e desenvolvimento. O ministro citou a aprovação do novo arcabouço fiscal - que, segundo ele, assegurou agentes domésticos e internacionais do compromisso do governo de controlar o déficit.

"Agora, queremos reconciliar o crescimento econômico robusto e a mudança social com a proteção ambiental. Procuramos promover uma mudança secular do nosso modelo de desenvolvimento que vá melhorar a nossa posição na economia global", afirmou Haddad.

O ministro integra a comitiva de Lula na Assembleia Geral da ONU em Nova York e, como mostrou a EXAME, apresentará a agenda de transição ecológica brasileira para investidores, empresários, ambientalistas, acadêmicos e estudantes. de transição ecológica brasileira para investidores, empresários, ambientalistas, acadêmicos e estudantes

Acompanhe tudo sobre:Fernando HaddadSustentabilidadeCarbonoGoverno Lula

Mais de Economia

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega

Reforma tributária beneficia indústria, mas exceções e Custo Brasil limitam impacto, avalia o setor