Economia

Eleição 2004 poderá ter certificado digital

SÃO PAULO - O governo federal anunciou ontem que está estudando, junto com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a possibilidade de realizar eleições informatizadas com certificação digital já em 2004. A informação foi passada ao site Agência Brasil pelo diretor-presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), Otávio Cunha. Segundo ele, a intenção do […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 11h04.

SÃO PAULO - O governo federal anunciou ontem que está estudando, junto com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a possibilidade de realizar eleições informatizadas com certificação digital já em 2004.

A informação foi passada ao site Agência Brasil pelo diretor-presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), Otávio Cunha. Segundo ele, a intenção do governo é apresentar mais um instrumento que garante a segurança da eleição e não fazer com que o voto seja efetuado de computadores privados.

Na opinião do diretor, mesmo com o mundo evoluindo para o voto eletrônico, retirar a presença física no ato do voto pode trazer impactos culturais importantes.

Ontem, dia 16, a Organização dos Estados Americanos (OEA) e o TSE firmaram um convênio de cooperação técnica para levar o sistema eletrônico de voto brasileiro para os países interessados. O governo brasileiro fornecerá as urnas eletrônicas e assitência técnica para o voto automatizado. O projeto piloto já foi realizado - de acordo com o TSE, com sucesso - no Paraguai nas eleições de 18 de novembro do ano passado.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Haddad diz que racha no Copom tinha mais rumor do que verdade: ‘Está tudo tranquilo lá’

Dilma anuncia liberação de R$ 5,750 bilhões do banco dos Brics para o RS

PPI dos EUA sobe 0,5% em abril ante março, superando previsão

Volume de serviços prestados sobe 0,4% em março ante fevereiro, afirma IBGE

Mais na Exame