Economia

Economia do Japão supera expectativas e cresce 0,4% no primeiro trimestre

O crescimento superou as expectativas do mercado, de 0,2%, depois que o PIB do país ficou em zero nos últimos três meses do ano passado

Japão: a terceira maior economia do mundo reabriu totalmente suas fronteiras aos turistas estrangeiros em outubro, após dois anos e meio de restrições sanitárias que afetaram a economia (AFP/AFP)

Japão: a terceira maior economia do mundo reabriu totalmente suas fronteiras aos turistas estrangeiros em outubro, após dois anos e meio de restrições sanitárias que afetaram a economia (AFP/AFP)

AFP
AFP

Agência de notícias

Publicado em 17 de maio de 2023 às 08h12.

A economia do Japão cresceu 0,4% no primeiro trimestre de 2023, ajudada, em parte, pela recuperação do turismo após o fim das restrições da pandemia, apontam dados oficiais divulgados nesta quarta-feira, 17.

O crescimento superou as expectativas do mercado, de 0,2%, depois que o PIB do país ficou em zero nos últimos três meses do ano passado.

Nos três meses até março, os gastos dos turistas que visitam o Japão "se recuperaram rapidamente", indicou Ryutaro Kono, economista-chefe do BNP Paribas, antes da divulgação dos dados oficiais. "O gasto dos lares também parece ter se recuperado em um ritmo acelerado", acrescentou.

A terceira maior economia do mundo reabriu totalmente suas fronteiras aos turistas estrangeiros em outubro, após dois anos e meio de restrições sanitárias que afetaram a economia.

Aumento no consumo privado ajudou no resultado

Economistas apontaram que um aumento no consumo privado concentrado no setor de serviços, incluindo restaurantes e hotéis, ajudou a compensar o impacto negativo do comércio internacional.

A exportação de bens e serviços desacelerou 4,2%, segundo dados oficiais, em meio a um declínio econômico mundial. O consumo privado aumentou 0,6% no primeiro trimestre, contra 0,2% no período imediatamente anterior.

Acompanhe tudo sobre:Japãoeconomia-internacionalPIB

Mais de Economia

Economia argentina cai 0,3% em setembro, quarto mês seguido de retração

Governo anuncia bloqueio orçamentário de R$ 6 bilhões para cumprir meta fiscal

Black Friday: é melhor comprar pessoalmente ou online?

Taxa de desemprego recua em 7 estados no terceiro trimestre, diz IBGE