Economia

Economia do Brasil é só “nota B”, diz Financial Times

Jornal disse que país perdeu a nota A que tinha há alguns anos e mostrou dúvidas sobre eficiência do pacote do governo


	Economia do Brasil é só nota B, diz FT
 (Ueslei Marcelino/Reuters)

Economia do Brasil é só nota B, diz FT (Ueslei Marcelino/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de agosto de 2012 às 13h24.

São Paulo – O Brasil merece ser chamado de Bric mais do que nunca, mas por um novo (e não tão positivo) motivo. O editor para a América Latina do Financial Times, John Paul Rathbone, escreveu no blog Beyondbrics que a economia do Brasil tem tido uma performance nota B. “O crescimento está rondando os 2%. Apenas dois anos atrás, o Brasil tirava nota A, com uma taxa de crescimento de 7,5%”, disse.

O comentário foi feito no blog ao discutir a real eficiência do pacote de estímulo anunciado pelo governo na manhã desta quarta-feira.

No que considerou boa notícia, o FT destacou que o plano tinha um foco em investimentos, diferente de outros anúncios feitos pelo governo, que priorizavam o consumo. O jornal também destaca a participação da iniciativa privada.

Do lado ruim, com um tom cético, o blog pergunta: “Quanto do novo pacote será realmente novo?” O blog afirma que mais que um pacote, o Brasil ainda precisaria de reformas mais profundas, como a tributária.

O pacote anunciado hoje prevê investimentos totais de 133 bilhões de reais em 25 anos, sendo que os cinco primeiros anos terão um desembolso de 79,5 bilhões de reais. O governo quer estimular a participação da iniciativa privada concedendo 7,5 mil quilômetros de rodovias e 10 mil quilômetros de ferrovias.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasFinancial TimesJornais

Mais de Economia

Boletim Focus: mercado aumenta projeção do PIB em 2025, 2026 e 2027

Por que as fusões entre empresas são difíceis no setor aéreo? CEO responde

Petrobras inicia entregas de SAF com produção inédita no Brasil

Qual poltrona do avião dá mais lucro para a companhia aérea?