Economia

Dólar afeta venda em supermercados em setembro, diz IBGE

Os setores de equipamentos e materiais para escritório e informática e móveis e eletrodomésticos também foram afetados


	Homem escolhe produto em supermercado: os supermercados apresentaram alta nas vendas, mas de apenas 0,7%
 (Agência Brasil/Marcelo Camargo)

Homem escolhe produto em supermercado: os supermercados apresentaram alta nas vendas, mas de apenas 0,7% (Agência Brasil/Marcelo Camargo)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de novembro de 2013 às 10h53.

Rio - A valorização do dólar frente ao real atingiu as vendas de três setores do varejo no mês de setembro. Segundo a técnica Aleciana Gusmão, da coordenação de Serviços e Comércio do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE): hipermercados e supermercados, equipamentos e materiais para escritório e informática e móveis e eletrodomésticos.

Enquanto o setor de equipamentos e materiais para escritório e o de informática e móveis e eletrodomésticos registraram vendas menores, os supermercados apresentaram alta nas vendas, mas de apenas 0,7%. Esse resultado acabou impactando no crescimento anual do varejo restrito no mês de setembro, que ficou em 4,1%, pior alta anual para meses de setembro desde 2003.

No caso de móveis e eletrodomésticos, o setor teve queda de 0,2% em setembro ante agosto, e alta de 7,6% em relação a setembro de 2012. Segundo Aleciana, a redução veio a despeito da política de incentivo do governo ao setor por meio do programa Minha Casa Melhor, que financia a compra desses produtos a juros menores para os participantes do Minha Casa, Minha Vida.

"Em julho é que veio o grande impacto dessa política, justamente por ter sido o mês em que ela foi implementada. Ela continua tendo reflexo, mas na comparação do mês contra o mês anterior teve uma acomodação", analisou.

O último setor afetado pelo câmbio foi o de equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação, que teve queda de 0,7% em setembro na margem. Em agosto, esse indicador foi de alta de 7,5%. Em relação a setembro de 2012,no entanto, o setor apresenta alta de 16,5%.

Acompanhe tudo sobre:CâmbioDólarEstatísticasIBGEMoedas

Mais de Economia

‘Se você pretende ser ‘miss simpatia’, seu lugar não é o Banco Central’, diz Galípolo

Rui Costa fala em dialogar com o mercado após dólar disparar: 'O que se cobrava foi 100% atendido'

Lula chama corte gastos de 'medida extraordinária': 'Temos que cumprir o arcabouço fiscal'