Economia

Dívida externa caiu até setembro, diz BC

A dívida externa total do país caiu em setembro. Ela somou 218,77 bilhões de reais, contra o estoque de julho de 218, 85 bilhões de reais. A cifra, entretanto, não inclui os empréstimos entre empresas, que totalizavam 18,8 bilhões de dólares e elevariam a dívida para 238,54 bilhões de reais. A informação foi divulgada nesta […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 11h04.

A dívida externa total do país caiu em setembro. Ela somou 218,77 bilhões de reais, contra o estoque de julho de 218, 85 bilhões de reais. A cifra, entretanto, não inclui os empréstimos entre empresas, que totalizavam 18,8 bilhões de dólares e elevariam a dívida para 238,54 bilhões de reais. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (19/12) pelo Banco Central.

Segundo o banco, a dívida de médio e longo prazos chegou a 200,8 bilhões de dólares versus 191,6 bilhões de dólares do estoque de junho. O aumento, explicou o BC, é um reflexo de desembolso de 2,9 bilhões de dólares do Fundo Monetário Internacional (FMI).

Em contrapartida, a dívida de curto prazo caiu de 21,2 bilhões de dólares em junho para 17,95 bilhões de dólares em setembro.

O Banco Central também divulgou que houve um déficit de 214 milhões de dólares na balança de pagamentos do país no mês de novembro devido às transações correntes e conta financeira que, juntas, registraram saída líquida de 372 milhões de dólares. Colaborou também para o déficit, o saldo da balança comercial de 1,7 bilhão de dólares, menor que nos meses anteriores.

Entre os resultados positivos, o BC também divulgou, por meio da Agência Brasil, que em novembro o país recebeu 1,98 bilhão de dólares em investimentos estrangeiros diretos. O resultado é o melhor desde abril de 2002. Para dezembro, a expectativa do banco é que os aportes somem 1 bilhão de dólares. Até o dia de ontem, os investimentos somavam 840 milhões de dólares em câmbio liquidado. Para o ano de 2003, a estimativa para o valor total dos investimentos estrangeiros diretos no Brasil é de cerca de 10 bilhões de dólares, uma revisão sob a última estimativa de 9,6 bilhões de dólares.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Cartão de crédito para MEIs: Banco do Brasil lança produto sem cobrança de anuidade para clientes

Fim do Saque-aniversário do FGTS? Ministro vai enviar projeto ao Congresso para encerrar modalidade

Mercado eleva projeção do IPCA de 2024 pela 9ª semana

Acelerada pela Nvidia, Google — e agora Amazon —, startup quer inovar no crédito para PMEs