Alexandre Tombini, presidente do BC: para o final do ano, a projeção é que a dívida líquida do setor público corresponda a 38,5% do PIB (Valter Campanato/ABr)
Da Redação
Publicado em 25 de novembro de 2011 às 10h15.
Brasília – A dívida líquida do setor público chegou a R$ 1,535 trilhão em outubro, o que corresponde a 38,2% de tudo o que o país produz – Produto Interno Bruto (PIB), informou hoje (25) o Banco Central (BC). Em relação a setembro, houve elevação de de 1,1 ponto percentual.
Para o final do ano, a projeção do BC é que a dívida líquida do setor público corresponda a 38,5% de tudo o que o país produzir (PIB).
Essa dívida é um balanço de créditos e débitos dos governos federal, estaduais e municipais e das empresas estatais. Outro indicador fiscal divulgado pelo BC é a dívida bruta do governo geral (governos federal, estaduais e municipais), muito utilizado para fazer comparações com outros países.
Em outubro, a dívida bruta do Governo Geral (Tesouro Nacional, Previdência Social e governos estaduais e municipais) chegou a R$2,226 trilhões, o que correspondeu a 55,4% do PIB em outubro, com redução de 0,4 ponto percentual em relação ao patamar de setembro.